Deus e o amor do homem

Um homem chegou até o filósofo Ramanuja, e pediu:
“Mostre-me o caminho até Deus”.
“Você já se apaixonou por alguém?”, perguntou Ramanuja.
“Apaixonar-me? O que o grande mestre quer dizer com isso? Eu prometi a mim mesmo jamais me aproximar de uma mulher, fujo delas como quem tenta escapar de uma doença. Eu sequer as olho: quando passam, fecho os meus olhos.”
“Procure voltar ao seu passado, e tentar descobrir se nunca, em toda a sua vida, houve algum momento de paixão que deixasse seu corpo e seu espírito cheios de fogo”.
“Vim até aqui para aprender como rezar, e não como me apaixonar por uma mulher. Quero ser guiado até Deus, e o senhor fica insistindo em me conduzir até os prazeres do mundo? Não entendo o que deseja me ensinar”.
Ramanuja ficou em silêncio por alguns minutos, e finalmente disse: “não posso ajudá-lo. Se você ainda não teve uma experiência de amor, você nunca conseguirá experimentar a paz de uma oração. Portanto, volte para sua cidade, apaixone-se, e só me procure novamente quando sua alma estiver cheia de momentos felizes”.
“Apenas uma pessoa que entende o amor, pode entender o significado da oração. Porque o amor por alguém é uma prece dirigida ao coração do universo, uma prece que Deus colocou nas mãos de cada ser humano como um presente”.

O exorcismo

Um homem chamou um padre para fazer um exorcismo em sua casa.
Foi morar num hotel, e deixou-o entregue ao trabalho. O sacerdote passou alguns dias dormindo no lugar mal-assombrado, colocou água-benta em todos os quartos, fez orações, e – quando deu sua tarefa por encerrada – chamou de volta o proprietário, dizendo que o resultado fora fantástico.
“Quantos demônios você exorcizou?”, quis saber ele.
“Nenhum”.
“E quantos viu na minha casa?”
“Nenhum”.
“Então com o resultado pode ter sido fantástico?”
“Quando se está lidando com as forças do mal, nenhum é mais do que suficiente”.

O caminho do guerreiro

A espada sagrada, afiada e brilhante, sempre corta o mal pela raiz. Se essa espada fosse feita de ferro, estaria cheia de impurezas, e se quebraria ao primeiro golpe: entretanto, ela foi trabalhada e martelada pela mão do ferreiro, transformou-se em aço, e isso é também uma qualidade do homem ou da mulher que a empunham. Cada golpe recebido no passado foi também uma maneira de aprender alguma lição, e evitar armadilhas no futuro.
O verdadeiro caminho está baseado nas quatro virtudes, e querer limitá-lo à sua manifestação física, é querer deixá-lo mais pobre – porque o corpo tem seus limites.
A alma, entretanto, é tão grande como o universo, e pode entender tudo que o amor nos ensina.
O verdadeiro guerreiro está sempre armado com três coisas: a espada radiante da pacificação, o espelho cristalino da sabedoria e amizade, e a joia preciosa da luz Divina. E esta luz Divina não está no céu nem na terra, está dentro de cada um.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.