Mais quatro nomes serão anunciados nesta quarta

Confirmação foi feita ontem, no início da noite, pelo futuro secretário de Administração, Fabrício Peres da Silva

Prefeito eleito Glauber Lima: dependendo dos nomes a serem anunciados quarta, governabilidade pode estar
tomando forma

Um café da manhã nesta quarta-feira, dia 28, às 8h30, servirá para confirmar pelo menos mais quatro nomes de futuros integrantes da administração Glauber Lima-Edu Olivera. A informação foi dada ontem, pouco após as 19h, pelo presidente do PT santanense e futuro secretário de Administração, Fabrício Peres da Silva, responsável pela articulação do futuro governo e designado porta-voz pelo prefeito eleito. A exemplo do que ocorreu nas oportunidades anteriores, não foram antecipadas quais as pastas ou quais os nomes que serão anunciados amanhã, no evento voltado para os profissionais de comunicação, a fim de que sejam tornados públicos os integrantes do futuro secretariado de governo.

“Estivemos conversando e vamos fazer o anúncio de forma oficial na quarta” – limitou-se a dizer o líder partidário.

Cogitações orbitando em torno dos meios políticos são diversos, a ponto até de gerar suposições sobre quem vai ocupar qual secretaria – embora muitos desses nomes sequer constem no ambiente de discussão interno – fazem parte do contexto das conversas informais entre os vários setores da comunidade santanense. A opção por não dar transparência ao processo de negociação – que envolve não apenas a composição do secretariado, mas a própria governabilidade – implica na geração dessas hipóteses e boatos, mas, ao que conste, até o presente momento, o futuro governo buscou lidar com essas situações, recorrentes e típicas da política local, ainda que indesejáveis. Da mesma forma, procura dar celeridade no processo de definição, cumprindo um prazo previsto pelo próprio prefeito eleito Glauber Lima: o fim do mês de novembro.

A expectativa, agora, pode estar centrada em algumas secretarias consideradas chaves para a administração pública, como Fazenda, Obras, Planejamento, Serviços Urbanos, Saúde, além de outras que estão afetas a áreas que precisam ser valorizadas, como Turismo, Comércio, Esporte, Cultura, Desenvolvimento, além da outra autarquia municipal, o Sisprem e a procuradoria jurídica. Isso, parte, porém, de um outro elemento: ainda não foi informado pelo futuro governo se haverá fusão de secretarias de forma imediata, tendência que poderá se confirmar após a assunção, por parte de Glauber e Edu, em janeiro de 2013. Ocorre que uma das críticas que se propagou durante a campanha eleitoral foi justamente em relação ao número de secretarias municipais, com o incremento de cinco, criadas durante o governo Wainer Machado. À época candidato, Glauber Lima não descartou, ao falar da redução de 30% nos cargos em comissão (os chamados cargos de confiança), a possibilidade de fusão de algumas pastas, a fim de prover a necessidade de economia de recursos, em que pese, ser conhecedor da necessidade de manutenção de determinadas secretarias em função de exigências de legislação e programas governamentais, para que tenha condições de carrear recursos, principalmente dos ministérios da União.

Já foram anunciados, anteriormente, os futuros secretários de Educação, Mário Santanna; de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlinhos Fernandes; de Habitação e Regularização Fundiária, Luiz Cláudio Quevedo e o diretor presidente do Departamento de Água e Esgotos (DAE), Horácio Dávila. 

Segundo passo 

Esse segundo passo pode representar, dependendo dos nomes a serem anunciados, a primeira composição do governo eleito, caso sejam nomeados como secretários representantes de outros partidos fora da coligação O Futuro é Agora, composta pelo PT, PSD e PC do B. Claro, até aqui, tudo não passa de cogitação e suposição, em que pese, até pela experiência legislativa, tanto prefeito, quanto vice eleitos serem sabedores da necessidade de compor em nome da governabilidade, a fim de que o suporte no poder legislativo, a partir da nova legislatura instaurada, permita a aprovação dos projetos originários do Executivo.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.