Comemora-se hoje o Dia do Dentista

Atualmente, com uma grande diversidade de atividades, o profissional não trabalha apenas com os problemas graves e a prevenção, mas também com a estética

Dentistas conseguiram afastar o estigma de “bicho -papão” e cativam até as crianças

Hoje, comemoramos o dia daquele profissional que é responsável pelo nosso cartão de apresentação pessoal: nosso sorriso. Um dentista, cirurgião-dentista ou médico dentista é o profissional da saúde capacitado na área de odontologia, e apesar de ter um âmbito de ação semelhante, não deve ser confundido com o médico estomatologista. A atividade pode ser executada em consultório próprio ou em âmbito público. Visitas ao dentista consistem, na maioria das vezes, em revisão da higiene bucal e integridade dos dentes, incluindo limpeza e profilaxia. Devem ser repetidas a cada seis meses, com o objetivo de manter os dentes em um estado adequado e evitar que se desenvolvam problemas bucais. Comemora-se o Dia do Dentista em 25 de outubro porque nesta data, em 1884, foi assinado o decreto 9.311, que criou os primeiros cursos de graduação de odontologia do Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia. Uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial para a comemoração do Dia do Dentista Brasileiro. 

Trabalho diversificado 

O dentista é o profissional que cuida dos dentes, gengivas e de alguns ossos faciais, como o maxilar. Até bem pouco tempo, o dentista era temido pelo barulhinho amedrontador de seus instrumentos. Hoje, com instrumentos mais modernos, tratar uma cárie já não assusta tanto. O tratamento pode ser feito até mesmo com laser. No entanto, muitas pessoas ainda preferem ficar longe de um consultório odontológico. Além de tratar de cáries, o dentista é responsável por realizar a prevenção de doenças da boca e ensinar a correta higiene bucal.

Quando especializado em ortodontia, o profissional realiza os procedimentos necessários para corrigir a posição dos dentes, por meio do uso de aparelhos ortodônticos e, quando necessário, por meio da extração de alguns deles. O dentista é responsável, ainda, por certos tipos de cirurgias faciais.

O dentista forma-se em faculdade como cirurgião-dentista, e pode optar por várias especialidades, tais quais: odontopediatria, odontogeriatria, pacientes especiais, endodontia, periodontia, cirurgia, traumatologia bucomaxilofacial (CTBMF), dentística restauradora, saúde coletiva, odontologia legal e Radiologia Odontológica (Imaginologia dentomaxilofacial).

Nos dias atuais, o cirurgião-dentista sai da faculdade voltado para a prevenção, graças à intervenção dos ministérios da Saúde e da Educação, que enviam repasses maiores às faculdades que optam pelo eixo da saúde coletiva.

O cirurgião-dentista é único o profissional da saúde do Brasil que se encontra cientificamente e legalmente apto para tratar as alterações do sistema estomatognático e estruturas anexas, sejam alterações congênitas ou adquiridas.

Por Leo Silveira
leo.aplateia@hotmail.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.