Expofeira presta homenagem ao saudoso rematador Heitor Duarte

Tio Heitor, como era mais conhecido, durante várias décadas comandou o Sinuelo Remates em Livramento

Está em desenvolvimento, desde a última quinta-feira, no parque de exposições Augusto Pereira de Carvalho, a 74ª Exposição. O evento terá desenvolvimento até dia 22 de outubro e apresenta leilões e palestras, entre outros atrativos. A sexta-feira marcou a realização dos julgamentos de classificação das raças Angus e Brangus, na pista principal, bem como confraternização na sede do Núcleo de Criadores da raça.

A manhã de sábado marcou o início do Crioulaço, promoção do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Livramento, com significativa presença de público. Inaugurando o Centro de Eventos e Negócios, na pista de remates que leva o nome do pujante e histórico leiloeiro Heitor Duarte – uma homenagem que a diretoria da Associação e Sindicato Rural e os escritórios rematadores decidiram prestar ao saudoso Tio Heitor -, também um remate de porte estava sendo preparado, durante a tarde do dia 13. Ao fechamento desta edição, havia aguardo pelo início da noite de sábado, quando Sossego e Cambá Pytá protagonizariam o primeiro dos grandes remates da Expofeira. 

Programação 

Para este domingo, 14 de outubro, a programação oficial prevê a sequência do Crioulaço, das 9h às 19h. Para a segunda-feira, 15 de outubro, estará sendo realizada a entrada de aves até 18h e, no início da noite, será desenvolvido o remate Paipasso Red, da Agropecuária Corrêa Osório e parceiros, no Centro de eventos.

As atividades da feira terão sequência na terça, 16 de outubro, com a realização da primeira palestra técnica. O tema é Inseminação Artificial a Tempo Fixo (IATF), com o médico veterinário Leonardo Moreira, assistente médico do CRMV Lagoa. Trata-se de uma promoção conjunta do CRMV e do Sindicato Rural de Livramento. A palestra será realizada às 9h.

Durante a manhã de terça, será desenvolvido o julgamento de aves e terá início a entrada de animais das raças Hereford e Braford, até às 12h. A partir das 15h, acontecerá o julgamento de admissão Hereford e Braford e, no início da noite, será realizado o remate Bela Vista e convidados. 

Perspectivas 

Luiz Claudio Andrade, presidente da Associação e Sindicato Rural, em conjunto com a diretoria e núcleos, vem desenvolvendo um trabalho de conscientização sobre a importância dos produtores interagirem e estarem inseridos nos processos de classe. Ao mesmo tempo, deixa claro que as expectativas de negócios, seja com animais, seja em âmbito do parque de exposições, neste ano, é uma das melhores possíveis, sobretudo em função de quatro elementos fundamentais: bom momento de mercado, necessidade de produção de terneiros a partir de genética de touros e ventres qualificada, perspectivas de financiamentos de feira com juros adequados, ou seja, dinheiro barato para investir, bem como demanda de mercado crescente.

O presidente da Rural de Livramento ressalta que a programação tem a finalidade de contemplar os produtores que desejam fazer negócios, obtendo qualidade genética para seus rebanhos e, ao mesmo tempo, aqueles que pretendem obter informações, trocar experiências e sanar dúvidas; o que acontecerá durante as palestras.

A expectativa de negócios ronda os R$ 5 milhões, número que muitos podem considerar ousado, porém, basta lembrar que remates de elite, como os apresentados, registram médias significativas, a exemplo do que ocorreu com a Cabanha Bela Vista, na edição anterior. Além disso, há uma estreia de qualidade com o Sossego de Luiz Pedro Escosteguy, em parceria com a Cambá Pytá.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.