Brigada Militar festeja 102 anos de sua chegada a Livramento

Na atualidade, a Brigada Militar na cidade tem a sede no Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Fronteira Oeste, cuja área de ação corresponde a 22 municípios

A Brigada Militar comemora, nesta quinta-feira (4), 102 anos de atuação em Sant’Anta do Livramento.

Segundo informações do setor de comunicação social da própria BM, a chegada da instituição na cidade é datada do início do século XX, quando a cidade vivenciava um período de constantes atividades sociais, eventos que ora ou outra resultavam no acirramento dos ânimos. Entre os eventos de destaque, citam-se as palestras desenvolvidas pela escritora espanhola Belém de Sárraga, junto ao antigo e tradicional, Teatro 7 de Setembro. A intolerância por parte dos católicos tentou impedir as palavras da palestrante, chegando a aliciar pessoas para tumultuarem as conferências. Iniciaram-se, com isso, conflitos junto aos meios de comunicação, com distribuição de panfletos, e na imprensa local, culminando, ao entardecer do dia 2 de outubro de 1910, em um conflito armado na Sede do Clube Republicano. 

Sede

A primeira sede da organização militar foi o Clube Republicano Pinheiro Machado, localizado em frente à praça General Osório (entre os prédios do Hotel América-atualmente Vivaldino Maciel e a Escola Estadual Rivadávia Corrêa), que serviu de destacamento para a milícia vinda de Santa Maria/RS. Em 1913, o comandante Geral da Brigada Militar, Cel. Cypriano da Costa Ferreira, propôs a criação, em sua terra natal, de um Regimento de Cavalaria para vigiar a área de Fronteira. Assim, em 4 de fevereiro de 1913, através do decreto nº 1931, o presidente Antônio Augusto Borges de Medeiros autorizou a criação do 2º Regimento de Cavalaria. Em 31 de maio de 1913, ocorreu a transferência do 2º Regimento de Cavalaria para a chácara adquirida junto a Emílio Machado, a qual ficou conhecida por Estância Velha, e que na atualidade abriga o CTG Estância Velha da Tradição. Em 15 de outubro de 1921, foi inaugurado o prédio que abriga até a atualidade o 2º RPMon, sendo ocupado em 27 de março de 1922, por determinação do governo do Estado.

Em 24 de março de 1927, foi adquirido o atual Centro de Treinamento de Patrulhamento Rural, que, desde o ano de 1990, sedia os Cursos de Patrulhamento Rural frequentados por Oficiais e Praças, não só da Brigada Militar, como também de Policiais Militares de vários países do Mercosul, Estados e outras Polícias.

Na atualidade

Na atualidade, a Brigada Militar na cidade tem a sede no Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Fronteira Oeste, cuja área de ação corresponde a 22 municípios. Tem como comandante regional o coronel Iguaraçú Ricardo da Silva, seu comandante Regional. Entre os municípios que pertencem ao CRPO-FO, está Livramento, sede do 2º RPMon, o qual tem em seu comando, o tenenete-coronel Antonio Osmar da Silva.

A Brigada Militar, na cidade, desenvolve suas atividades, prestando serviço à comunidade da Fronteira da Paz, com os seguintes serviços:

- Patrulhamento Montado: voltado para eventos, grandes aglomerações, bem como no cotidiano da unidade;

- Pelotão de Operações Especiais: voltado para atender as ocorrências de maior complexidade. Também auxilia em fatos relacionados ao trânsito local, possuindo, em seus quadros, cães que ajudam na busca de artefatos, utensílios, armamentos e pessoas. O Pelotão também atua em eventos para os quais são solicitados;

- Patrulha Escolar: voltada para fornecer aos estabelecimentos educacionais, bem como à comunidade escolar, ferramentas no policiamento preventivo e ostensivo, com ações sociais, palestras e diversas atividades;

- Grupo de Motocicletas: voltada a atender a área central do Município, com atenção para o setor comercial, busca oferecer um suporte aos comerciantes locais. No desenvolvimento de suas atividades, utiliza veículos automotores e motocicletas;

- Patrulha Rural: voltada a atender a área rural do Município, com atenção para crimes como abigeato e outros realizados junto à zona de fronteira.

Também estão presentes, o 10 º Comando Regional de Bombeiros, comandado pelo major Pedro Ricardo Maron Burgel, desenvolvendo as atividades de prevenção de incêndio e defesa civil, e a 3º Cia Ambiental, sob o comando do tenente Ademir Dagoberto Bandeira Loureiro. GETRAN (Grupamento se Trânsito) voltado a fiscalizar a execução do código de trânsito, bem como proporcionar uma melhor viabilidade dos veículos e, assim, proporcionar fluidez no deslocamento diário. 

Projetos Sociais

A Brigada desenvolve também na cidade o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), junto às escolas municipais, estaduais e particulares, bem como o Prosepa (Programa Educacional de Profissionalização), Bombeiros Mirins, Promae – voltado a informação sobre o meio ambiente – além do Pelotão Mirim.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.