Parceria com Eletrosul ampliará rede de banda larga pública no Estado, contemplando, inclusive, Livramento

Um termo de compartilhamento de infraestrutura de telecomunicações para o projeto Infovia RS foi assinado na tarde de ontem 

Inclusão digital é o principal objetivo do programa que foi assinado na tarde de ontem

O governo do Estado e a Eletrosul assinaram, ontem, um termo de compartilhamento de infraestrutura de telecomunicações para o projeto Infovia RS – rede de internet pública alinhada aos planos gaúcho e nacional de implantação de banda larga. O acordo permitirá que a Infovia RS atenda às regiões de Passo Fundo, Santo Ângelo, São Borja, Uruguaiana, Alegrete e Sant’Ana do Livramento, além de municípios próximos. O projeto é uma iniciativa conjunta das secretarias estaduais de Comunicação e Inclusão Digital e Geral de Governo e da Procergs (Companhia de Processamento de Dados do Estado).

Implantar no Estado uma rede moderna, com alta velocidade de transmissão, qualidade e segurança. Este é um dos objetivos do Infovia RS, projeto lançado pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs). A proposta prevê a utilização de uma infraestrutura própria para os serviços de transmissão de voz, dados e imagem por todos os órgãos do Governo Estadual, com prioridade para as áreas da Saúde, Educação, Fazendária e Segurança Pública. O projeto foi apresentado pelo diretor-presidente da Procergs, Carlson Aquistapasse, que ressaltou a redução de pelo menos R$ 91 milhões nos custos com serviços de telecomunicações nos próximos três anos. “Esta economia está baseada na redução dos gastos com serviços de Internet e comunicação de dados por parte dos órgãos do governo”, destacou.

Carlson Aquistapasse, diretor-presidente da Procergs

As linhas de transmissão formarão um anel interligando todo o território do Rio Grande do Sul. Além da economia nos gastos com telecomunicações e do aumento na velocidade de transmissão de dados, a nova estrutura possibilitará a efetivação de políticas públicas de inclusão digital, como a disponibilização de banda larga nas escolas públicas. As escolas que receberam o programa ‘Um Computador Por Aluno’ terão uma Internet de 10 megabits/segundo e essa meta é levar essa velocidade para todas as outras escolas do Estado. De acordo com o diretor-presidente da Procergs, os serviços de saúde serão amplamente beneficiados com a nova Infovia. “Com uma rede desse tipo, chegaremos a um novo patamar, podendo trafegar imagens e documentos, possibilitando, inclusive, a adoção de um prontuário eletrônico”, exemplificou Aquistapasse. A Infovia-RS é uma parceria entre as secretarias Geral de Governo, de Comunicação e Inclusão Digital, da Fazenda, de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, da Educação, da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Telebrás, Procergs, CEEE, Sulgás e Banrisul.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.