Geração de mídias nas urnas e testes finais com datas definidas para realização

Testes das urnas pela equipe de técnicos terá seu início no dia 25 e tem prazo de até quatro dias seguidos

Urnas eletrônicas receberão carga, cartões de memória e mídias com
aplicativos

A juíza Carmen Lúcia Santos da Fontoura, titular da 30a Zona Eleitoral, em Livramento, já tornou público que a partir das 8h de 20 de setembro, no Cartório Eleitoral, já será possível realizar a geração das mídias relativas ao município de Sant’Ana do Livramento, que serão utilizadas nas Eleições Municipais 2012 (cartões de memória de carga, cartões de memória, mídias com aplicativos de urna e de gravação de resultado).

Poderão acompanhar os representantes do Ministério Público Eleitoral, da Ordem dos Advogados do Brasil, bem como partidos políticos e coligações. Todas essas informações já foram publicadas, de acordo com a juíza eleitoral, no Diário Oficial da Justiça.

Também está definido, segundo publicação feita pela magistrada, que a partir das 8h de 25 de setembro, até 19h, durante quatro dias consecutivos, no local onde estão armazenadas as urnas eletrônicas a serem utilizadas nas eleições de 2012, serão realizados os testes desses equipamentos.

Estão também listados os profissionais da área técnica, Luiz Roberto Alves Menezes, Álvaro Arteche Silveira, Mateus Milan Garcia e Jeferson Rodrigues Vargas, para que realizem a carga, os testes de funcionamento, a identificação e a colocação dos lacres nos equipamentos, assim como a preparação, teste de funcionamento, acondicionamento dos cartões de memória de contingência em envelopes a serem lacrados, bem como a realização de teste de funcionamento e a colocação de lacres nas urnas eletrônicas de contingência; e a verificação e colocação de lacres nas urnas de lona para votação por cédula, correspondentes ao município de Sant’Ana do Livramento.

Tais atividades, segundo deixa claro a juíza Carmen Lúcia Santos da Fontoura, podem ser acompanhadas pelas representações do MPE, da OAB, dos partidos e coligações que disputam o pleito deste ano e demais interessados que desejem verificar e auditar o processo. Conforme a magistrada, nessa ocasião, com esse ato estará encerrado o prazo de conferência por parte dos fiscais de partidos e coligações. Os presentes deverão assinar os lacres, caso seja necessário, sendo que, na mesma oportunidade poderá ocorrer eventual geração de mídias, processo que também pode ser acompanhado e auditado.

Quando as urnas serão ligadas

É pública também a intimação de todas as representações políticas para o dia 26 de setembro, a partir de 14h, bem como cidadãos interessados em acompanhar a inspeção final das urnas e conferência visual dos dados contidos na tela. De acordo com a juíza Carmen Lúcia Santos da Fontoura, terminado o procedimento, e, havendo necessidade, ocorrerá, nas mesmas datas, a geração de mídias e, logo após, no mesmo lugar, a carga daqueles equipamentos que vierem a apresentar problemas no momento em que forem ligadas para visualização dos dados contidos em suas telas, para o que também deverão estar presentes as representações. 

Véspera 

Ainda conforme a titular da 30a Zona Eleitoral de Livramento, juíza Carmen Lúcia Santos da Fontoura, no dia 6 de outubro, véspera do pleito, as urnas eletrônicas serão ligadas nos locais de votação e visualizados os dados apresentados na tela das máquinas – procedimento que também pode ser acompanhado. Se necessário, nessa data, às 9h e 14h, na sede do Cartório Eleitoral, haverá a geração de mídias e, logo após, no lugar designado, a carga das urnas que eventualmente apresentem problemas. 

URNA ELETRÔNICA

É um computador que armazena votos, desenvolvido no Brasil em 1996.

URNAS EM LIVRAMENTO

Total: 230 unidades

Utilizadas: 198

Reservas: 32

Técnicos: 04

Segundo o Projeto Básico do modelo 2010, os componentes são:

Memória: dois cartões flash, um interno e outro externo, com os dados idênticos, onde está gravado o sistema operacional, os programas aplicativos, os dados sobre os candidatos e onde os votos vão sendo gravados através de mecanismos de segurança.

Pen-drive: para gravar o resultado

Módulo impressor: utilizado antes do início da votação para a impressão da “zerésima” e ao final para a impressão do “boletim de urna”.

Terminal do mesário: teclado numérico. Nele, o mesário autoriza o eleitor a votar pela digitação do número do título do eleitor.

Terminal do eleitor: composto de uma tela LCD e um teclado numérico através do qual o eleitor faz sua escolha, possui as teclas BRANCO, CORRIGE e CONFIRMA.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.