Câmara aprovou e, agora, é com Dilma

Acordo de lideranças aprovou a matéria, ontem à noite, no Plenário da Câmara dos Deputados, em extraordinária

Presidente Marco Maia, autor do projeto, com Frederico Antunes

A tarde de ontem foi de negociações na Câmara dos Deputados. Ao vivo, ao fim da tarde, o próprio deputado Marco Maia (PT), presidente da Câmara Federal, junto com o deputado estadual Frederico Antunes (PP), falou para a rádio RCC FM no programa Conversa de Fim de Tarde, quase ao término da sessão plenária.

Maia confirmou que, durante a tarde, havia coordenado reunião de líderes, na qual foi fechado o acordo para a aprovação do projeto de lei que autoriza o governo a permitir a instalação de free shops nas cidades-gêmeas de fronteira. Também havia sido acordado na tarde, segundo Maia disse ao vivo pela RCC, que a votação ocorresse em uma sessão extraordinária, logo após a plenária, sendo o primeiro item da pauta a ser votado.

Assim, o dia 18 de setembro entrou para a história de Sant’Ana do Livramento. Em plena Semana Farroupilha, foi conseguida uma vitória para o Rio Grande e o Brasil: a aprovação em plenário do projeto de lei dos free shops, ou lojas francas, como convencionou-se designar. Agora, a matéria, tendo passado pelo plenário em caráter terminativo e aprovada, vai para o Palácio do Planalto, para que seja encaminhada à sanção da presidente Dilma Rousseff. O deputado Frederico Antunes, que vinha conversando com Maia de forma intensa nos últimos dias, conseguiu que o presidente da Câmara fizesse uma manifestação exclusiva para a rádio RCC FM, confirmando que o encaminhamento estava assegurado mediante acordo entre os líderes partidários para votação.

COMITIVA ACOMPANHA VOTAÇÃO

Deputados Antunes e Heinze com integrantes da comitiva gaúcha em Brasília, ontem

O projeto de lei, já aprovado no Senado, tramitou em caráter terminativo na Câmara dos Deputados, foi votado e também recebeu aprovação dos legisladores federais. Todo o acompanhamento dos trâmites foi realizado por deputados gaúchos, especialmente Frederico Antunes, que coordenou a Frente Parlamentar em Defesa da Implantação do projeto de Free Shops nas Cidades-Gemeas, quanto pelos representantes das forças empresariais de Livramento e outros municípios gaúchos, que viajaram a Brasília para acompanhar as ações.

Representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federasul, Associação Comercial e Industrial de Livramento e Sindilojas, entre outras instituições estiveram presentes. Com as alterações no texto original do projeto, a retirada dos artigos sobre a Exportação do Varejo Nacional (EVN), a inclusão de artigo que criminaliza o procedimento de agente público que permitir determinada prática com produto, entre outras, totalizando quatro emendas, a apreciação foi rápida. Ao fim da sessão extraordinária, em Livramento, fogos foram queimados, em uma celebração por parte de várias representações empresariais locais.

Agora, toda a expectativa centra-se na atitude da presidenta Dilma Rousseff, a quem cabe a sanção ou veto. Nos próximos dias, já será possível saber a posição da primeira mandatária brasileira.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.