Caixas de agência bancária arrombadas

Dois terminais do Santander foram violados com auxílio de maçarico, em ações semelhantes às registras na região 

Quadrilhas especializadas em ataques a agências bancárias, que viam agindo em cidades como Uruguaiana, Rosário do Sul, Cacequi, São Gabriel, possivelmente podem ter inserido, em sua rota de crimes, o município de Sant’Ana do Livramento, na Fronteira com o Uruguai.

A suposição está no arrombamento realizado durante a madrugada de sábado (15), na agência bancária localizada na esquina da rua dos Andradas com a rua Brigadeiro Canabarro, região central da cidade. O horário preciso da ação dos bandidos não tinha sido definido até o fim da manhã de ontem, mas a Polícia já sabia que o crime tinha sido praticado por gente especializada no assunto, os quais possuíam também informações privilegiadas, como o horário para a execução dos “trabalhos” e que os caixas estariam completamente abastecidos, devido ao pagamento que teria sido disponibilizado para servidores públicos, segundo informações extraoficiais.

O arrombamento somente foi percebido por volta das 6h15, quando um cliente tentou utilizar as caixas automáticas e percebeu que alguma coisa estava errada. Imediatamente, ele acionou a Brigada Militar, que compareceu na agência e comprovou o arrombamento de dois caixas eletrônicos. 

Arrombadores usaram tapumes e bloquearam a visão da câmera de monitoramento

Polícia 

Segundo informações policiais, o grupo utilizou um maçarico para recortar a estrutura metálica dos caixas, no local exato onde fica acondicionado o dinheiro. No local, também foram encontradas duas lonas, de cor semelhante ao dos caixas. Elas foram posicionadas em frente aos mesmos, para não chamar a atenção de quem passava pelo local. A ação criminosa também previu encobrir a visão da câmera de monitoramento, estrategicamente posicionada. Para tanto, eles usaram um envelope da própria agência, o qual foi colado no vidro, especificamente no ângulo das imagens dos caixas arrombados.

Segundo informações fornecidas pelo setor de investigação da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Livramento, pelas características das ações, as quais combinam com as ocorrências registradas na região, a quadrilha realmente é a mesma. 

Gerência 

Conforme o gerente da agência, Marcelo Machado, apesar de grave, a situação não comprometerá completamente a utilização do serviço pelos clientes neste domingo, já que outros dois caixas eletrônicos continuarão funcionando. “Apesar dos prejuízos causados nestes dois caixas, podemos dizer que não sofremos o pior, pois estas quadrilhas costumam dinamitar as agências, o que não foi o nosso caso. Acredito que o transtorno maior poderá ser em função do grande movimento de turistas que visitam a Fronteira durante o fim de semana, dos quais, muitos são clientes Santander”.

Com relação ao volume de dinheiro furtado, Marcelo não soube informar a quantia levada. “O banco tem um sistema de fechamento de cofres, sendo os mesmos liberados somente na segunda-feira, quando poderemos saber com exatidão este valor”.

O gerente também informou que as providências de segurança da agência já foram todas realizadas e que o levantamento pericial também foi feito. Quanto às informações privilegiadas, que supostamente a quadrilha poderia ter, Marcelo descartou esta possibilidade, tendo em vista o método de agir das quadrilhas, que é sempre muito semelhante aos arrombamentos praticados em outras agências da Região. 

JORGE FLORES
jorgeflores@jornalaplateia.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.