Dias de treinamento

Um exército de 800 mesários foi recrutado para trabalhar no dia 7 de outubro. E 400 dão treinamento, cujo início foi ontem, no Fórum santanense

Mesários receberam treinamento, inclusive no manuseio básico das urnas eletrônicas que serão usadas no pleito de 7 de outubro

São 800 mesários, dos quais metade, nos próximos dias, receberá treinamento para orientar eleitores, manusear urna eletrônica e realizar os trâmites no dia da eleição. Os treinados, dois por sessão eleitoral, repassarão os conhecimentos para os outros 400. A capacitação teve início ontem, no Salão do Tribunal do Júri do Fórum de Livramento, com a equipe da Justiça Eleitoral repassando todas as informações e orientações para os cidadãos que voluntariamente, atuarão no pleito. O treinamento inicia com palestra da juíza Carmen Lúcia Santos da Fontoura, que abre os trabalhos e passa para a chefe do Cartório Eleitoral, Celia Luiza Arteche Escosteguy. Esta faz explanação sobre as combinações, formas de entrega, retirada dos vales e outros detalhes e, a partir daí, a técnica judiciária Cristina Monson desenvolve o restante do conteúdo, exibindo vídeos e explicando o passo a passo do desenvolvimento da atividade de mesário. São entre uma e duas horas de treinamento por grupo. Ontem à tarde, foram treinados o presidente de mesa e o primeiro mesário das seções rurais. Estes ficam encarregados de explicar o processo para os outros dois voluntários que atuarão em sua respectiva área. Também estão sendo capacitados 20 suplentes e 30 administradores de prédios.

Urnas já chegaram e estão guardadas

Equipamentos estão armazenados para uso somente no dia 7

As urnas eletrônicas para a eleição de 7 de outubro já chegaram a Sant’Ana do Livramento. Ao total, são 230 unidades, sendo destinadas algumas para os treinamentos dos mesários e outras. Ao todo, são utilizadas 198 nas seções de votação, sendo as restantes mantidas como reserva para substituição, caso seja constatado problema técnico insolúvel. A equipe do setor de tecnologia do TRE traz as urnas para programação dos dados locais e uma vez realizado esse procedimento, o equipamento é lacrado, somente sendo manuseado no dia da eleição, quando da instalação no respectivo local de votação. Foram destinadas urnas para que os mesários realizem seu adestramento nas atividades que irão exercer. Esses treinamentos serão realizados até a próxima sexta-feira, sendo desenvolvidos na parte da manhã e da tarde. Celia Luiza Arteche Escosteguy ressalta que o treinamento dos mesários prevê manuseio das urnas, para que fique claro seu funcionamento e o procedimento que deve ser adotado antes, para habilitação, durante, para o voto do cidadão e, as etapas posteriores à confirmação, até a emissão dos relatóiros de dados. “É muito importante que os mesários convocados compareçam aos treinamentos e recebam as orientações, assim como retirem os vales-alimentação” – diz Celia Escosteguy.

HENRIQUE BACHIO

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.