Dia do Médico Veterinário é comemorado hoje

Profissional pode atuar em diversas áreas, controlando a saúde dos animais de todos os portes

Carina é veterinária desde os 22 anos e está à frente da Clínica Veterinária Morada Animal

O médico veterinário é o profissional que se ocupa da saúde animal, prevenindo, diagnosticando e curando as doenças dos animais. São inúmeras as áreas de atuação deste profissional, que pode atuar desde as clínicas de pequenos até grandes animais, além de realizar cirurgias. Pode também trabalhar nas indústrias de produtos para animais, acompanhando a produção de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos, bem como no manejo e conservação de espécies, estudando a reprodução e conservação de animais silvestres em cativeiro, para implantar projetos em reservas naturais.

O profissional está habilitado a fazer controle de saúde de rebanhos em propriedades rurais ou atuar em fiscalizações de estabelecimentos que comercializam ou reproduzem animais. A participação do médico veterinário também tem destaque no melhoramento da qualidade dos rebanhos.

A atuação dos veterinários junto aos frigoríficos também é importante, pois garante a saúde da população.

Natural de Bagé, a médica veterinária Carina formou-se em Veterinária aos 22 anos. “Para mim, sempre foi um sonho trabalhar com animais, pois não saberia em qual outra área atuar”, conta ela.

Quando criança, Carina queria levar todos os animais de rua para sua casa. Os que conseguia, ela cuidava e alimentava. “Acredito que ser veterinário é uma escolha de instinto ou dom. Hoje, vejo que vai além de só cuidar animais. É, sobretudo, amá-los, não ficando somente numa ciência médica”, destaca.

A médica veterinária conta que nunca teve vontade de seguir outra profissão, pois atuar cuidando dos animais é mágico: “É cativante, uma verdadeira lição de vida, compreendendo gratidões mudas, mas sem dúvida, as mais verdadeiras, e isso não tem preço!”.

Segundo ela, deve-se pensar muito antes de escolher esta profissão, pois ela exige muito dos horários, estudos, conhecimentos e envolve muitas áreas distintas. “Tem que ser administrador de sentimentos, empresário, psicólogo, terapeuta e por aí vai. Acima de tudo, tem que amar muito o que faz, e eu amo!”, declara.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.