Prefeitura confirma o mutirão da saúde na Figueira para dia 4 e unidade móvel vai ao Bom Será no dia 11

Comunidades rurais, como a Thomaz Albornoz, entre outras, são atendidas em forma de mutirão com a unidade móvel da saúde

A Prefeitura Municipal, por intermédio do Centro de Referência da Mulher e Secretaria Municipal de Saúde, definiu a realização, no próximo dia 4 de setembro, de um mutirão de atendimentos na Cooperativa Figueira, das 8h30 às 13h.

A informação é da enfermeira Claudia Rubim Clavijo, destacando que em função de não dispor de uma unidade básica de saúde para atendimento específico na zona rural do município, vem sendo desenvolvida a estratégia de incursões nas várias localidades, com agendamentos específicos.

A fim de prestar atendimento às populações dessas regiões, conforme Claudia Clavijo, foram acentuados os mutirões, sistema que permite a realização semanal. 

Rodízio 

“A cada semana, estamos fazendo um sistema de rodízio nos assentamentos rurais e levando uma equipe composta por médicos clínicos e pediatras, enfermeira, dentista e técnicos de enfermagem, além dos serviços de vacinas, bolsa família, entre vários outros que são disponibilizados” – destaca ela, acrescentando que é dessa forma que vêm sendo consolidados os atendimentos necessários para as comunidades que ficam mais distantes do centro. Claudia Clavijo também ressalta que o Programa Estratégia de Saúde da Família está em fase de implantação no município, afirmando que já está prevista a instalação de duas Unidades de Saúde na zona rural, localizadas nos assentamentos Torrão e Capivara, onde serão beneficiadas inicialmente mais de 5000 pessoas.

Até lá, de acordo com a enfermeira, terão continuidades os mutirões. Além do evento definido para o próximo dia 4, terça-feira, ela ressalta que estará sendo desenvolvida uma outra ação do gênero, mais precisamente na Escola Antonio Conselheiro, no assentamento Bom Será. “Esse mutirão está definido para dia 11 de setembro, com a utilização da unidade móvel da Saúde, composta pelo gabinete dentário e consultório ginecológico” – acrescenta.

A enfermeira complementa dizendo que a unidade móvel estará estacionada na escola de segunda a sexta-feira, pela parte da manhã, por mais 30 dias com atendimento do dentista, sendo que o restante da equipe irá somente nas terças-feiras.

A unidade móvel de saúde – o ônibus da Secretaria da Saúde do município – vem sendo utilizada em muitas situações para prestar atendimento nas várias localidades do meio rural, especialmente nas regiões mais longes em relação ao centro da cidade.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.