Ambulância da Samu que seguia com paciente se envolve em acidente

Duas pessoas que estavam em uma motocicleta resultaram com ferimentos, na avenida João Goulart 

O acidente ocorreu no cruzamento da avenida João Goulart com a rua Manduca Rodrigues, no momento em que se deslocava para o Pronto-Atendimento Médico da Santa Casa, por volta das 16h30

Uma ambulância do Samu-Salvar se envolveu em um acidente de trânsito na tarde de ontem (29), no cruzamento da avenida João Goulart com a rua Manduca Rodrigues, no momento em que se deslocava para o Pronto-Atendimento Médico da Santa Casa, por volta das 16h30.

Segundo informações colhidas no local do acidente, a ambulância foi atingida na lateral dianteira direita por uma motocicleta que seguia com dois ocupantes, que trafegavam pela avenida João Gulart, no sentido bairro/centro.

Testemunhas disseram que o motociclista não atentou para o veículo que seguia com a sirene ligada, ao cruzar no semáforo que estava possivelmente fechado no sentido Manduca Rodrigues.

Dentro da ambulância, estava um menino com quadro de convulsões e outra pessoa, possivelmente a mãe do paciente. O atendimento de emergência havia sido realizado no bairro Armour e, com o acidente, o quadro que inspirava cuidados acabou preocupando ainda mais os socorristas, que corriam contra o tempo para chegar ao hospital.

A equipe acabou realizando também o salvamento de um dos ocupantes da motocicleta, o qual aparentemente inspirava maiores cuidados médicos, tendo sido deixada para trás a outra vítima, que ficou aguardando a chegada do Resgate do Corpo de Bombeiros no local do acidente.

O Código Brasileiro de Trânsito prevê a preferência de passagem para os veículos de emergência como polícia, bombeiro e ambulância

Todos os condutores de veículos deveriam saber que, ao ouvirem a sirene ou verem sinalizadores de alerta visual, devem ficar atentos nas ruas.

Ambulâncias, carros do Corpo de Bombeiros, viaturas policiais, entre alguns outros veículos, têm o recurso de, em caso de emergência, acionar a sinalização sonora e visual e ter a preferência no trânsito sobre qualquer outro veículo. 

Lei 

Embora isso esteja previsto em lei, poucos condutores de veículos atentam para este fator importante no trânsito de Livramento.

Uma viatura da polícia, por exemplo, pode estar tentando salvar a vida de alguém ou perseguindo um agressor. Uma ambulância em alta velocidade pode estar buscando ou levando um filho, pai, mãe ou irmão de alguém que precisa de atendimento imediato no hospital. Isso acontece também com as viaturas de resgate do Corpo de Bombeiro, assim como com os carros combatentes de incêndios.

O artigo do Código Brasileiro de Trânsito que prevê infração gravíssima para quem bloqueia a passagem de veículos de emergência. “Art. 189. Deixar de dar passagem aos veículos precedidos de batedores, de socorro de incêndio e salvamento, de polícia, de operação e fiscalização de trânsito e às ambulâncias, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentados de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes”.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


1 Comentário

  1. eduyrut@hotmail.com

    Acho que ese tipo de motoristas devian ser punidos judicialmente e uma falta de respeito a vida e ao ser humano iso nao poder esperar 20 segundos que pase um vehiculo que esta prestando un socorro a um ser humano

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.