Cultural Santanense completa 25 anos

Instituto de línguas comemora aniversário com jantar beneficente 

História 

O Cultural iniciou em 1987, graças ao conhecimento do idioma e muita vontade de ensinar da empresária Edélzia Maidana França. Tendo trabalhado como professora de Língua Inglesa no Colégio Santanense, ela observou que em Livramento ainda não existia uma escola de idiomas. “Eu gostava muito do ensino para as crianças. Estabeleci a escola junto ao Colégio Santanense e aluguei uma sala que foi se expandindo ao longo do tempo”, conta. “Iniciamos um trabalho com poucas pessoas, como a professora Maria Del Carmen Sánchez, coordenadora de cursos do Cultural Santanense, há 22 anos. Somos como irmãs, a vida inteira estivemos na sala de aula e o fundamental é que é possível promover o crescimento do indivíduo através do ensino de línguas, porque quando se trabalha um idioma, são trabalhadas as emoções da pessoa”, completa.

Estrutura 

Com equipamentos rudimentares, o Cultural iniciou suas atividades com uma máquina de escrever e um mimeógrafo, ambos de “segunda mão”. Logo após, foram adquiridos dois mimeógrafos também usados. Muito em breve, a situação melhorou e, em 1996, o computador foi introduzido na sala de aula, uma inovação surpreendente para a época. Em 1997, o Cultural mudou-se para a casa onde funciona até os dias de hoje. 

Conhecimento 

A grande preocupação da diretora foi oferecer uma escola de qualidade, porque excelência se faz vendo o que existe de melhor em termos internacionais. “Não trabalhamos apenas o idioma, trabalhamos através do idioma. Temos obrigação de colocar na parte educativa os valores. O indivíduo aprende o respeito com sua própria cultura e o respeito pelo conhecimento da cultura de outros povos. É nesse sentido que surgem os projetos que visam o conhecimento do que existe, por exemplo, na Austrália, Paris, Reino Unido, tudo que pode ser visto e aproveitado. A língua não deve ser um instrumento de dominação, mas sim de partilha: podemos falar a mesma língua e, assim, conhecer e partilhar mais. A participação de todos faz a escola ser importante”, explica. 

Profissionalismo 

O Cultural tem como marco referencial a universidade de Cambridge. Ao ingressarem na escola, os alunos têm a opção de sair de lá profissionais de idiomas, se assim o desejarem. “Nós trabalhamos com os níveis dos exames internacionais de Cambridge, do primeiro ao quinto nível. Somos praticamente uma das cinco escolas do estado convidadas a ter um selo Cambridge. Em busca da qualidade no ensino, conseguimos o selo Cambridge”, diz a empresária. Muitas pessoas são aprovadas, inclusive ano passado o Cultural alcançou 100% de aprovação em muitos níveis. A empresária deve essa conquista ao trabalho da equipe de professores, direção e coordenação, muito empenhados na realização desse trabalho. 

Língua espanhola 

No Cultural não é trabalhada somente a língua inglesa, mas também o idioma espanhol. “Aproveitamos que estamos na Fronteira para termos professores de espanhol nativos do idioma”, ressalta a diretora. O curso também é direcionado para que os alunos obtenham uma certificação internacional, que é feita atualmente pela Consejería Internacional de Educación de España.

Língua Portuguesa

No Cultural também são ministrados cursos de Língua Portuguesa para estrangeiros, que preparam para o exame de português chamado Celpe-Bras (Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa). 

Professores 

O Cultural conta com uma equipe sólida de professores, que participam constantemente de congressos para seu aperfeiçoamento.

Transporte Escolar

O Cultural dispõe de transporte escolar, para aqueles alunos que moram longe terem mais facilidade de chegar até a escola. 

UNIP 

A casa se transformou em um espaço cultural e educacional voltado ao ensino de idiomas. Sendo assim, ao longo dos anos, foi-se agregando valores, como a criação de um polo de educação a distância. Há dois anos, existe o polo da Universidade Paulista (UNIP), onde funcionam 33 cursos de graduação e pós-graduação. 

Alunos 

Hoje, no Cultural Santanense, entre Universidade e Cursos de Idiomas, existem cerca de 500 alunos, que participam de um trabalho realizado diuturnamente, nos 365 dias do ano. 

Viagens 

A preocupação do Cultural sempre foi a integração do conhecimento com outras culturas. Na década de 90, começaram a ser organizadas viagens de estudo para a Europa. Até hoje, foram realizadas cerca de 10 viagens pela Europa, para conhecer cidades como Lisboa, Paris, Madri e Londres, onde os alunos participam de quatro semanas de curso, visitando inúmeros museus como complemento para seu conhecimento. 

Jantar

Em comemoração ao aniversário da Escola, será realizado um jantar no dia 1º de setembro, a partir das 20h, no Solar Dom Pedro Armour. O evento será em benefício do Lar das Meninas e da Santa Casa de Misericórdia, especialmente na área da pediatria. “Contamos com 28 patrocinadores. Procuramos fazer um trabalho consciente, responsável, sem esquecer de ajudar os que mais necessitam, acredito que assim obtemos uma resposta positiva”, destaca Edélzia. Os convites estão à venda na secretaria do Cultural. Para a instituição, seria motivo de grande alegria receber alunos e ex-alunos. 

Patrocinadores: 

Laboratório Dr. Pio, Instituto Hugolino Andrade, Clínica Cezar Fernandez, Farmácia Guimarães, Jornal A Plateia, Instalarma, Restaurante Green Palace, Lampert Centro de Dança, Caixa Econômica Federal, CFC Santanense, Imp.& Exp. Hortisul, CONTAL Contabilidade, Ótica Ponto de Vista, Fronteira Veículos – Agência FORD, Sétimo Nocchi, Augusto Leonel Fernandes, Alissandra Sapatos Finos e Espaço Alegria, Spazio Vitta, CDL -Câmara de Diretores Lojistas, Casa das Alianças, Pimpolho Moda Infantil, ZAMLUB, Curso Santanna, Bookshop, Suzzi’s Boutique, Estância Sta. Hilda, Clínica Dentária Puhl, Brunet, Munhoz & Sadovick Advogados Associados.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.