Manifestação a ser realizada nesta sexta-feira deve dar rumos às atividades da classe bancária

Agência do Itaú foi a primeira a paralisar as atividades na cidade

Os bancários realizam, neste dia 17 de agosto, sexta-feira, em Porto Alegre, uma grande manifestação pública. A manifestação pública é organizada pela Fetrafi-RS e SindBancários, com a participação de dirigentes sindicais de todo o Estado, inclusive Livramento. O objetivo do ato estadual é dar ampla divulgação à campanha, mobilizar os bancários e conquistar o apoio da população para o enfrentamento com os banqueiros. Cabe destacar que a Campanha Nacional Unificada deste ano foi antecipada, com entrega da minuta à Fenaban no dia 1º de agosto passado. 

Proposta

 Na pauta deste ano, constam cláusulas como reajuste de 10,25% (inflação mais 5% de aumento real), piso da categoria equivalente ao salário mínimo do Dieese (R$ 2.416,38), Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de três salários mais R$ 4.961,25 fixos, criação de Plano de Cargos e Salários (PCS) para todos os bancários, cumprimento da jornada de seis horas para todos, fim da metas abusivas e combate ao assédio moral para preservar a saúde dos bancários, mais segurança nas agências e postos bancários, mais contratações, fim da rotatividade e das terceirizações, aprovação da Convenção 158 da OIT (inibe demissões imotivadas), ampliação da inclusão bancária, previdência complementar para todos os trabalhadores, igualdade de oportunidades e contratação total da remuneração, o que inclui a parte variável. O movimento sindical pretende fazer mobilizações estratégicas e de impacto, portanto, poderão ter continuidade as paralisações de um dia, localizadas e em determinados bancos, como ocorreu recentemente na agência local do banco Itaú. A mobilização se estende durante o calendário de negociações, como forma de colocar a campanha na rua e dar conhecimento à população de que se avizinha o mês de setembro, data base da categoria bancária, quando é deflagrada a greve nacional da categoria, conforme é do conhecimento da população. 

Orientação 

O sindicato dos bancários alerta a população para que a mesma se previna, no sentido de renovar senhas, retirar cartões, talões de cheques, etc.. Setembro é o mês de luta da categoria bancária, sendo a greve um instrumento legal e legítimo, que pode ser utilizado caso os banqueiros se neguem a negociar a pauta de reivindicações.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.