Ações setoriais movimentam secretarias municipais e comunidade da região da APA

Capacitação denominada Sensibilização em Turismo Rural com Caroline de Souza, técnica do Sebrae, congregou pessoas dos grupos de trabalho.

Desde a semana passada, o município realiza diversas reuniões dos Grupos de Trabalho do projeto Urb-Al III – Aglomerados Urbanos em Áreas Protegidas: Métodos para Proteger o Desenvolvimento Sócio-Econômico da População com a Tutela da Natureza – iniciativa co-financiada pela Comunidade Europeia, que tem como sócios brasileiros os municípios de Sant’Ana do Livramento, Alegrete, Quaraí e Rosário do Sul, além do Departamento de Rivera, no Uruguai, e do sóci-institucional na Europa, o município de Borba, em Portugal.

O prefeito Wainer Machado recorda que o município de Livramento, desde o ano passado, desenvolve subprojetos nas áreas do Turismo Rural, Ovinos, Bovinos de Leite e Mata Nativa. Para tal, o envolvimento da comunidade santanense, em especial moradores da Área de Proteção Ambiental – APA do Ibirapuitã (área foco do projeto), é fundamental. O Urb-Al III tem como objetivos a geração de novas fontes de renda e postos de trabalho, capacitando moradores da zona rural e promovendo ações para que as comunidades da APA permaneçam em suas propriedades, vivendo com dignidade. 

Obras 

A Secretaria Municipal de Obras, atendendo solicitação do Grupo de Trabalho do subprojeto de Turismo Rural, iniciou obras para recuperação da estrada dos Cerros Verdes. Sob a coordenação do secretário Mário Gomes, a localidade foi beneficiada com a recuperação da estrada principal, estrada de ligação entre os Cerros Verdes e Rincão da Bolsa, além de melhorias em estradas de acesso dentro de algumas propriedades, como a Estância Cascata do Macaco Branco – uma das beneficiárias com Unidade Demonstrativa do projeto de turismo que está compondo a primeira rota oficial do município.

Ao todo, serão seis propriedades envolvidas diretamente no subprojeto de turismo, com a criação e identificação de trilhas ecológicas, placas de sinalização, posto de informações turísticas, além das formações e capacitações em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar-RS. 

Técnica trouxe diversas orientações para os participantes do evento

Trilhas 

No último dia 18, o GT do Turismo Rural, coordenado pela técnica em turismo ambiental Viviane Maciel de Ávila, promoveu visitas técnicas demonstrativas a três propriedades beneficiadas com o desenvolvimento de trilhas ecológicas. Um grupo de aproximadamente 20 pessoas, entre coordenação (representada pela Coordenadora do Projeto Urb-Al III, Maria Dalmira Andrade), técnicos do município e agentes do turismo, participou da atividade que percorreu trilhas nas propriedades dos produtores Rubem Holmos, José Antônio Martins Dinis e Luis Alberto Chaves. Natureza, patrimônio histórico e cenários deslumbrantes e intocados foram elementos presentes no dia de campo, que culminou com um café típico oferecido aos participantes, com a presença do prefeito Wainer Machado, na Estância Cascata do Macaco Branco.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.