Furto de veículos e extorsão continuam ocorrendo, e sem denúncias das vítimas

Delegado da 1ª Delegacia de Polícia solicita às pessoas que registrem ocorrência para que o crime possa ser combatido

Veículos furtados são encontrados abandonados sem explicações oficiais, mas fazem parte do crime de extorsão

Ao que tudo indica, o chamado “sequestro de veículos” continua ocorrendo com frequência na Fronteira, entre Sant’Ana do Livramento e Rivera, no Uruguai. A prática criminosa vem sendo alvo de investigações há bastante tempo, mas a polícia ainda encontra dificuldades para flagrar as quadrilhas, justamente pela falta de denúncias das vítimas, que acabam cedendo às ameaças e pagando para recuperar o seu bem furtado.

Conforme o delegado Roger Bittencourt Tavares, da 1ª Delegacia de Polícia Civil, este ano vários casos de furto de veículos já foram registrados na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), mas apenas uma vítima denunciou a extorsão. “A 1ª Delegacia de Polícia está investigando a ação destas quadrilhas, através de inquérito policial, mas precisamos que mais vítimas denunciem os crimes para podermos ampliar o trabalho e conseguir provas suficientes para prender os envolvidos, que vêm agindo há um bom tempo na Fronteira”, destacou o delegado.

Ainda conforme a Polícia Civil, os flagrantes se tornam mais complicados no momento em que as quadrilhas se aproveitam da situação de Fronteira. “O furto ocorre no lado brasileiro, e os veículos ficam escondidos no lado uruguaio, até que a negociação ocorra, sempre junto à Linha Divisória. Normalmente, as vítimas pagam às quadrilhas, de R$ 3 mil a R$ 6 mil, dependendo do modelo do veículo furtado”, concluiu.

Denúncia

O delegado ainda solicita às vítimas de furto de veículo, que estejam sendo extorquidas por estas quadrilhas, que denunciem o crime, para que a Polícia possa agir com materialidade e poder identificar os criminosos. Segundo a Polícia Civil, esta semana, mais um possível caso foi registrado na cidade. O veículo VW/Gol CL, bege, com placas de Livramento, foi furtado da via pública, no dia 22 de agosto, quando estava estacionado na rua Rivadávia Corrêa, região central da cidade. O veículo foi levado entre o horário das 16h e 18h.

Com base no conteúdo da ocorrência registrada na DPPA, o automóvel estava devidamente fechado e continha, ainda, uma trava adicional no volante, justamente para evitar o furto, mas que acabou sendo inútil para os ladrões. O chamado “sequestro de veículo” não chegou a ser confirmado oficialmente pela vítima, mas o VW/Gol foi abandonado de forma inexplicável, no início da mesma noite, e acabou sendo localizado pela Brigada Militar, na rua Silveira Martins.

Aparentemente, o veículo estava intacto e nenhum acessório havia sido subtraído.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.