Segunda-feira, 9, reunião definirá espaços para manifestações dos candidatos em rádio e jornal


Na segunda-feira, 9 de julho, a partir das 14h, na sede da rádio RCC FM (avenida Tamandaré, 2170 – Edifício Santa Bárbara) será realizada a reunião que vai definir os espaços a serem ocupados pelos candidatos a vereador durante a programação da rádio RCC FM e nas páginas do jornal A Plateia. O foco é oportunizar, em igualdade de condições, a todos os concorrentes na disputa eleitoral de 2012, um espaço determinado – acordado entre as representações de partidos políticos locais e calculado conforme o número de candidatos – na programação da emissora, mais especificamente no programa Canal Livre, para que os postulantes ao cargo de vereador manifestem seus projetos e ideias à comunidade.

Reunião entre os representantes partidários será segunda

Nesse aspecto, estará sendo discutido se a manifestação ocorrerá em forma de entrevista – com questionamentos iguais para todos – ou se estará sendo desenvolvida de uma outra forma.

Também será acordada a participação dos candidatos a prefeito, já no período de campanha eleitoral, no programa Conversa de Fim de Tarde – já que exceto por uma candidatura, todos os representantes das demais chapas estiveram, como pré-candidatos, falando durante 45 minutos no programa ao longo das últimas duas semanas.

Ocorre que em função dos dispositivos estabelecidos pela legislação eleitoral no que ser refere ao período em que ocorreram as participações dos então pré-candidatos, em nenhum momento os temas abordados enfocaram projetos, planos de governo, posicionamento em relação a assuntos polêmicos, bem como outras informações, que também são de interesse da comunidade santanense.

Tampouco foi possível que eles respondessem perguntas pontuais feitas pelos ouvintes da emissora, encaminhadas pelo telefone, via mensagens de texto ou, na internet, através do MSN.

Essencial convencionar, de início, que todas as participações serão definidas mediante a prévia conversação com as representações partidárias/coligações, bem como através de sorteio, que será realizado na tarde de segunda-feira. É de fundamental importância que os presidentes ou delegados partidários levem até a sede da emissora a nominata completa das candidaturas que estarão disputando as 17 cadeiras do Legislativo Municipal.

Conforme ficou especificado, estarão presentes as representações das coligações PSB-PSDB-PDT; PDT-PSD-PC do B; PMDB-PPS-PRTB-PRB-PV-PT do B; bem como das agremiações políticas PP e DEM. A representação da coligação PTB/PSC/PR confirmou, na tarde de sexta-feira, que estará presente nesta que será a última reunião de definição em torno desses temas.

Representantes partidários que compareceram à primeira reunião, quinta-feira, com a RCC FM e A Plateia

Na oportunidade, estará também em pauta a forma como serão feitas as publicações das manifestações dos candidatos a vereador no jornal A Plateia. Vale destacar que os candidatos já podem se preparar, selecionando material importante de suas proposições e ideias, bem como escolhendo fotos, já que tão logo seja decidido o espaço de publicação, os candidatos deverão encaminhar seu material para publicação, conforme os regramentos que serão acordados e nas especificidades técnicas que serão, oportunamente, informadas aos representantes partidários.

Novamente, estão convidados a comparecer os presidentes de partidos e/ou seus representantes, para que estejam presentes na reunião da próxima segunda-feira, 9 de julho, quando será realizado o sorteio da ordem de candidatos a vereador a ser apresentada nas veiculações do jornal e também a ocupar os espaços na rádio RCC FM.

O diretor dos veículos, advogado Kamal Badra, disse ontem acreditar que todos os detalhes ficarão definidos na segunda, pois é interesse de todos os presidentes de partidos que seus candidatos possam conversar com a comunidade já na condição de efetivos concorrentes, podendo abordar os mais diversos tipos de assuntos. Disse também que a rádio e o jornal têm como finalidade colaborar para que o processo torne-se o mais transparente possível, permitindo que cada eleitor tenha plenas condições – a partir das informações que ouça do próprio candidato, durante as entrevistas, manifestações e debates – de formar sua opinião a respeito da proposição.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.