Resultados da votação nos projetos prioritários da participação popular e cidadã saem na sexta

O secretário geral de Governo, Sérgio Aragón, que representa o Conselho Municipal do Desenvolvimento (Comude) no Corede – FO confirmou ontem que ocorreu uma expressiva participação dos cidadãos santanenses ao diversos locais de votação das prioridades da participação popular e cidadã, ontem, ao longo de todo o dia, porém, ainda não havia a disponibilidade dos resultados.

Ao fechamento desta edição, no quartel do Corpo de Bombeiros, estava ocorrendo a contagem dos votos captados nas várias urnas espalhadas pelo perímetro urbano, bem como as instaladas nas comunidades do meio rural.

O resultado, entretanto, com as demandas vencedoras, somente será divulgado na próxima sexta-feira. Ocorre que a partir da contagem e finalização desse processo, as informações são remetidas para o Conselho Regional do Desenvolvimento da Fronteira Oeste – Corede/FO e, a seguir, integralizadas ao sistema estadual, a fim de dar conhecimento daquilo que foi definido.

A cidadã Vera Araújo votou ontem, pela primeira vez, no sistema de participação popular. “Estou priorizando as áreas de saúde e da mulher, porque acho importante que essas prioridades recebam os investimentos” – disse ela, salientando que também considera importantes todas as demais, em função das carências diversas verificadas em nível de Livramento e também em âmbito regional. “Uma Casa de Passagem que venha a ser instalada no município me parece interessante, assim como um hospital regional que possa atender a todos” – acrescenta ela. Vera foi até a Sala Cultural ontem pela manhã, sendo recebida pelos voluntários que estavam realizando o atendimento e o encaminhamento das pessoas que procuravam participar da votação. Vera encontrou tempo, no intervalo de seus afazeres, após ter sido informada sobre o processo de votação ao visitar o Centro de Referência da Mulher. “Elas fazem um bom trabalho lá, inclusive informando as pessoas sobre esse procedimento da votação e da consulta popular de prioridades” – disse ela, referindo-se à equipe de trabalho do Centro. “Acho que é preciso participar, especialmente no que diz respeito à questão da saúde” – refere ela. Assim como Vera Araújo muitos santanenses dirigiram-se aos locais de votação com a finalidade de participar e dar sua opinião por intermédio do voto, a fim de que tanto nas prioridades, quanto nos projetos estratégicos, os recursos governamentais sejam efetivamente destinados a cobrir os segmentos em que há necessidades.

Cidadão ainda pode votar hoje, mas apenas através da internet

O governo do Rio Grande do Sul decidiu prorrogar até as 18h de quinta-feira (5) o prazo para a votação popular, via telefone celular e internet, da definição de prioridades para o orçamento estadual de 2013. O prazo terminava às 18h desta quarta-feira (4). Segundo a assessoria de imprensa do Palácio Piratini, a decisão foi tomada em conjunto com os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), depois que algumas dificuldades técnicas causaram interrupção no sistema de votação eletrônica durante a manhã.

Os eleitores poderão participar da escolha de prioridades regionais pela internet (www.participa.rs.gov.br), pelos smartphones que possuem acesso virtual.

Já o prazo para a votação presencial, em cédulas de papel disponíveis nos municípios, encerrou às 18h.

Estão em votação 422 projetos, definidos previamente nos debates realizados nos 28 Coredes, com um investimento mínimo de R$ 165 milhões do orçamento de 2013. Cada célula possui 20 projetos prioritários e também as prioridades estratégicas discutidas nas assembleias municipais, somando um total de 140 demandas. Cada eleitor pode votar em até quatro projetos regionais e em até duas prioridades estratégicas.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.