CTG Presilha do Pago completa 25 anos de fundação

Entidade tradicionalista forjada ao pé do Cerro da Vigia, idealizada por Adão da Cruz Braz e Rui Francisco Ferreira Rodrigues, o CTG Presilha do Pago completará, sexta-feira, dia 26 de agosto, um quarto de século. Adão, nativo da localidade, filho de uma família tradicional de Livramento, demonstrou o desejo de construir na comunidade uma entidade que cultuasse a tradição do Rio Grande, principalmente durante a celebração farroupilha. Rui aceitou o desafio e começou a organização da entidade. Reuniu os moradores e colocou a proposta, aceita por todos. “Naquele tempo, não tinha asfalto, telefone, quando chovia muito não dava passada em direção ao Guedes” – rememora Rui Rodrigues.

Sérgio e Flávia Levy foram convidados a auxiliar na organização da nova entidade. Riograndino Nunes Leal, com origem na Vigia, Helio Bermann e Cravelino Nogueira, dois dos mais ativos tradicionalistas da época, foram também convidados a fazer parte do grupo principal da organização. Nascia o CTG Presilha do Pago da Vigía – por exigência dos moradores foi acrescido o nome Vigia para caracterizar a origem.

Julio Vezuli Braz cedeu uma área pelo prazo de 8 anos e foi iniciada arrecadação de recursos para compra de materiais. “Muitos foram os colaboradores para que o objetivo fosse alcançado. Inaugurado no dia 12 de setembro de 1987, a entidade da Vigia se caracterizou pela preservação das puras tradições gaúchas, sempre realizando eventos de revitalização que fazem até hoje, que a entidade seja considerada uma das mais atuantes e organizadas no Estado. Sua origem é única, pois nasceu a partir do desejo da comunidade da localidade, que não tinha nenhum envolvimento com o Movimento Tradicionalista, mas que buscava um local para integração e que através da tradição levasse a todos, momentos de lazer” – refere o atual patrão. Pela entidade já passaram figuras ilustres como Barbosa Lessa, Ciro Dutra Ferreira, João Carlos Paixão Cortes, quase todos os presidentes do MTG de lá para cá, primeiras prendas do RS, peões farroupilhas do Estado, entre tantas autoridades civis como governadores Alceu Colares, Antonio Brito (Lançamento da urna eletrônica de votação para todo o Brasil, ocorreu direto do Presilha), Ieda Crusius, Germano Rigotto e as mais diversas autoridades. “Inúmeros eventos foram criados, como: Rodeio Cultural, Encontro de Jovens, Festival Uma Canção para Sant”Ana e o Caty, Penca da Música Nativa e Penquita, Festival Ovino e Vinho, com outras entidades, Olimpíada Tradicionalista, Torneio Farroupilha Internacional de Bocha, Fórum de Debates Sobre Tradição, Cultura e Economia, Coral Vozes do Pampa e diversos projetos em escolas e entidades” – conta Rodrigues. O CTG auxilia muitas entidades na criação de projetos, tanto em Livramento, como em Rosário do Sul e Bagé. “O Centro de Tradições Gaúchas Presilha do Pago tem, ao longo dos anos, demonstrado espírito solidário e de cooperação com todos aqueles que a procuram. Dia 26 de agosto de 2011 ficará marcado na história do tradicionalismo, pela passagem dos 25 anos da entidade que tem prestado inestimáveis serviços à sociedade riograndense e elevado ao mais alto padrão o tradicionalismo, sempre buscando o cumprimento da Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho” – conclui.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.