Presidente do Sindicato dos CFC’s do Estado visita a cidade

Edson Cunha cumpre agenda em Livramento e participa de inauguração

Ziad Badra, diretor do CFC Santanense, juntamente com o presidente Edson Cunha

Acontece hoje, a partir das 18h, a inauguração das amplas dependências da nova sede do CFC Santanense, à Rua 13 de maio, 314. O evento contará com a presença do Presidente do Sindicato dos CFC’s do Estado, Edson Cunha, que está em Sant’Ana do Livramento para reunião que acontece nesta sexta-feira, com os 12 CFC’s da região, para tratar assuntos do segmento.

Em entrevista à reportagem do jornal A Plateia, Edson Cunha falou sobre a situação do trânsito e as novas regras a que os condutores devem estar atentos.

A Plateia: O que você pode destacar entre as novas regras dos condutores?

Edson: Na verdade, regras recentes não temos, pois as aulas noturnas já estão acontecendo há mais de um ano, apesar de muita gente não saber. A legislação vem mudando com o tempo para buscar o aperfeiçoamento da formação dos condutores. A aula noturna veio pra isso. Antes, os condutores faziam as aulas para carteira de habilitação somente durante o dia e não adquiriam a experiência de dirigir à noite. De modo que, com essa lei federal que foi regulamentada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), passou a ser obrigatório que 20% da carga horária seja à noite.

Agora, o Detran também está com foco principal na questão da formação dos motociclistas, porque é a categoria que mais se envolve em acidentes. Sendo assim, o governo focou na revisão da formação desses condutores. Em breve, o Detran também fará um Congresso Internacional para discutir essa questão da formação do motociclista e deve vir com novas normativas para alterar a sistemática dessa categoria. Provavelmente, serão exigidas mais horas-aula, aumentando a carga horária e além disso fazendo parte do treinamento fora da pista de moto, em via pública mesmo. Essas novas ideias serão discutidas ao longo desse ano e provavelmente ano que vem já sejam implementadas.

A Plateia: Essas mudanças se devem ao alto número de acidentes envolvendo motociclistas?

 

Edson: Sim. Os acidentes envolvendo motociclistas têm um percentual altíssimo. Nos dois últimos anos, aumentou cerca de 50%. Em função disso, é que será dada prioridade a isso. Também esse mês entra em vigência a obrigação dos mototransportadores, vulgarmente conhecidos como motoboys, e também dos mototáxis a exigência dos cursos obrigatórios de modo que esses indivíduos que conduzem a motocicleta profissionalmente, tanto o mototransportador como o mototaxista, terão que fazer o curso especializado de qualificação. Portanto, estes condutores devem procurar o Centro de Formação de Condutores para se informar e se inscrever nesses cursos.

A Plateia: Há alguma mudança nas regras da Carteira Nacional de Habilitação? Circula na internet a notícia de que as carteiras com mais de 30 dias de vencimento e sem renovação seriam confiscadas e o condutor seria obrigado a fazer novamente as aulas como se fosse a primeira vez. Esta informação procede?

Edson: Esta notícia não é verdadeira, é um spam que está sendo repassado. Se a carteira estiver vencida a 30 ou 60 dias, o condutor pode ir ao CFC e fazer a renovação da carteira normalmente, sem perder o documento.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.