Unipampa e Urcamp participam da Interiorização do Governo do Estado em Livramento

Prefeito Wainer, governador Tarso Genro, reitora Maria Beatriz Luce, ministra Maria do Rosário e demais autoridades durante a assinatura do termo de protocolo de intenções

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e a Universidade da Região da Campanha (Urcamp) participaram da Interiorização do Governo do Estado, ocorrida na sexta-feira (29). Na oportunidade, pela parte da manhã, foram assinados protocolo de intenções e um termo de cooperação, e à tarde foi realizada a Reunião Binacional de Integração Brasil-Uruguai, no auditório do Campus Sant’Ana do Livramento.

 

A instalação do governo aconteceu às 10h, no Ginásio do Esporte Clube Guanabara, e foi aberta à comunidade. Pela manhã, a reitora da Unipampa, Maria Beatriz Luce, assinou, com o governador Tarso Genro e o diretor-presidente da Fundação para o Desenvolvimento de recursos Humanos (FDRH), Jorge Branco, o termo de cooperação técnica entre Unipampa, a Urcamp e o Estado.

 

A cooperação prevê a constituição da Rede Escola de Governo. Às 14h, foi composta a mesa da Reunião Binacional de Integração Brasil-Uruguai, no auditório da Unipampa, a qual contou com a participação do secretário de Educação José Clóvis de Azevedo. Posteriormente, a reitora realizou a assinatura de protocolo de intenções com a Secretaria de Cultura para assessoramento na realização de pesquisa, ensino e extensão na área cultural, na presença do secretário de Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil.

 

Rede Escola

 

A Rede Escola de Governo tem como proposta formar um Sistema Integrado de Formação Continuada, no qual cada centro universitário ou universidade coordene um programa, propondo ações voltadas ao seu tema (seminários, cursos de extensão e especialização, entre outros), com o objetivo de promover a formação de servidores públicos, tanto estaduais, quanto municipais, e agentes sociais.

 

Durante a primeira fase do projeto foram estabelecidas parcerias com 19 instituições de ensino superior (IES). Desta forma, foi reunido um conjunto de 19 temas substanciais para o Estado. O programa “Gestão Democrática da Economia de Meios na Gestão Pública” está sendo desenvolvido em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e prevê, como primeira ação, um curso de extensão de 80 horas sobre o tema.

 

O caráter inovador da Rede Escola de Governo se dá pela articulação que está sendo estabelecida entre instituições de ensino superior, sociedade e Estado. A ideia é utilizar a capacidade instalada que as IES já têm, no que diz respeito à infraestrutura, mas sobretudo, ao capital intelectual e à capacidade de pesquisa. A Rede Escola de Governo não tem a preocupação de estabelecer uma sede própria, tampouco a pretensão de contratar diretamente mestres e doutores, o que seria dispendioso aos cofres públicos. Contudo, estabelecendo tais parcerias, tem a possibilidade de contar com um quadro docente da mais alta qualidade, composto em grande parte por mestres, doutores e pós-doutores, com enorme capacidade de pesquisa e produção científica. Desta forma, a Rede Escola de Governo pretende promover a formação crítica e cidadã dos servidores públicos e agentes sociais, de tal maneira que incentive a reflexão sobre a organização do Estado.

Você pode gostar também de:

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.