Beto é Menção Honrosa internacional

 

O acesso principal do XX Salão, na foto feita pelo próprio Beto

O professor e cartunista Alberto Teixeira Meneses, o Beto, retornou de Porto Alegre com uma Menção Honrosa no XX Salão Internacional de Desenho para Imprensa, que divulga e estimula, de forma abrangente, a expressão gráfica aplicada à imprensa.

 

Promovido pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, por intermédio da Coordenação de Artes Plásticas, o evento tem concorrentes de renome internacional e, além de premiados em cinco categorias, também destaca as menções honrosas – que seriam equivalentes, por analogia, à segunda colocação. Ao longo dessas 20 edições, o Salão se consolidou como um dos principais meios de promoção da produção gráfica brasileira. Já passaram pelo Salão artistas como: Santiago, Paulo Caruso, Moa, Guazelli e Edgar Vasques, além de contar com a participação de artistas gráficos de vários países como China, Turquia, Alemanha, Ucrânia, Estados Unidos, entre outros.

A visitação pode ser feita até o dia 6 de maio, na Galeria dos Arcos, no andar térreo da Usina do Gasômetro. A mostra pode ser visitada de terças a domingos, das 9h às 21h. Na Galeria do 4º andar, estará em exposição cartazes das demais edições do Salão. Quem estiver em Porto Alegre poderá conferir o trabalho do fronteiriço Beto, chargista de A Plateia há 17 anos – além de várias publicações no Brasil e Uruguai.

Beto enviou três charges e duas caricaturas, sendo uma das charges selecionada, intitulada Tsunami – sobre a catástrofe no Japão, publicada em A Plateia (13/03/2011) e a outra, destacada com Menção Honrosa, intitulada Naufrágio – sobre o acidente com o cruzeiro italiano Costa Concordia e a crise italiana, também veiculada no jornal santanense (17/01/2012).

ENTREVISTA

A Plateia – O que significa essa distinção internacional?
Beto - Um grande reconhecimento, pois é um concurso em que não é simples passar pelos dois júris e ser selecionado. Também é um concurso que tem abrangência muito significativa.

A Plateia – Quais os aspectos evidenciados nos dois trabalhos?
Beto - Nos dois, a intenção foi fazer a pessoa pensar. O objetivo da charge não é somente transmitir humor, mas também o de produzir reflexão.

Alberto Teixeira Meneses, o Beto, com a obra que obteve Menção Honrosa

A Plateia – Com Naufrágio, a charge premiada, isso foi possível?
Beto – Acredito que sim, a resposta do júri foi positiva nesse sentido.

A Plateia – E com a charge selecionada, Tsunami?
Beto – Acho que consegui transmitir uma mensagem com simplicidade, por intermédio de um desenho limpo e apenas poucas cores, mais especificamente, o preto e o vermelho.

 

 

 

 

 

 

 

.

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.