Policiais participam de encontro na Assembleia

A delegação foi representada pela inspetora Adriana Muniz e escrivã Madalena Sapata

Madalena Sapata e Adriana Muniz

Policiais civis de Sant’Ana do Livramento participaram recentemente do V Encontro Estadual de Conselheiros e Conselheiras Tutelares e Conselhos de Direitos, realizado na Assembleia Legislativa, nos dias 12 e 13. O evento reuniu mais de 300 conselheiros e conselheiras do Estado e foi promovido pela Frente Parlamentar Estadual em Defesa dos Direitos da Criança, presidida pelo deputado Miki Breier (PSB). Nesta edição, foi discutida a situação de crianças e adolescentes com deficiências e altas habilidades.

A delegação de Livramento foi representada pelas policiais Adriana Muniz (Inspetora de Polícia) e Madalena Sapata (Escrivã de Polícia).

Participaram da abertura do evento Fabiano Pereira, secretário Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos; Vera Lucia de Boni, juíza da Vara do Juizado Regional da Infância e Juventude; Mariza Alberton, do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDICA); Andréia Marin Martins, coordenadora do Instituto de Desenvolvimento Sustentável (Idest); e Roger Prestes, representante da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders).

O V Encontro Estadual de Conselheiros e Conselheiras Tutelares e Conselhos de Direitos é promovido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Instituto de Desenvolvimento Sustentável (Idest), Associação dos Conselheiros Tutelares do Rio Grande do Sul (Aconturs), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedica), Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, Ministério Público – Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (Cao Infância RS), Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos.

Palestras

Entre os palestrantes, a delegação de Livramento destacou o sociólogo Humberto Lippo, que realizou o primeiro painel do vento.

O ex-presidente da Faders e atual gerente de Acessibilidade do Instituto de Pesquisa em Acessibilidade (IPESA) da Ulbra, trabalhou o tema: Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes com Deficiências e Altas Habilidades. “As políticas públicas são generalistas e deixam de fora os indivíduos que têm diferenças mais acentuadas, significativas”, criticou. Ele lembrou que 23,9%, quase um quarto da população brasileira, tem algum tipo de deficiência, conforme dados do Senso de 2010 do IBGE.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.