Expodireto

Expodireto

Encerra-se nesta sexta-feira, em Não Me Toque, a 13ª edição da Expodireto, evento promovido pela Cotrijal desde 1999. Estive lá na abertura, na última segunda-feira, e participei do Fórum Nacional do Milho, atendendo convite do presidente Nei Mânica. É um evento que cresce a cada edição, sem perder o foco na difusão de tecnologias e se afirmar como espaço gerador de novos negócios. A Expodireto é a ratificação de que temos ferramentas para aumentar muito mais a produtividade do setor primário e, com isso, fazer crescer a produção gaúcha em todas as culturas.

Homenagem

Neste ano, com muito orgulho, fui uma das 14 personalidades que, na avaliação dos organizadores – Rede Pampa de Comunicação, Cotrijal e Sistema Fecomércio – agraciada com o troféu Brasil Expodireto. Distinguido na categoria Personalidade Gaúcha, recebi o prêmio juntamente com o Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, destacado como Liderança Nacional, e com instituições importantes para a economia primária como a Embrapa e Banrisul. Na verdade, o reconhecimento foi dado ao trabalho que o governo gaúcho vem desenvolvendo em apoio ao setor primário, atuando como interlocutor das principais demandas junto ao governo federal, dialogando sempre na busca das soluções e implantando ações que criam um cenário muito positivo para a atividade, responsável por cerca de 50% do que é produzido em nosso Estado.

Mais água, mais renda

Nos próximos dias, o governador Tarso Genro fará o lançamento oficial do Programa Mais Água, Mais Renda, que construímos na Secretaria da Agricultura, com o envolvimento de diversas outras secretarias e com a assessoria superior do governador. É uma iniciativa que visa estimular o uso da irrigação no Estado e, com isso, conter as perdas diante das estiagens que nos atingem em sete de cada dez anos e aumentar a produtividade das culturas agrícolas. Conheci, recentemente, duas experiências que consolidaram minha certeza de que a irrigação é fundamental para a economia de nosso Estado. A Agropecuária Camera, em Santo Augusto, obtém, numa área de 750 hectares irrigados, produtividade média de 220 sacos de milho por hectare contra as 60 sacas médias do Estado. Em Dom Pedrito, a Agropecuária Viragro produz 1.500 kg de carne/hectare ano num sistema de manejo amparado na irrigação de pastagens. Felizmente, parece que nossa pregação vem encontrando eco, pois nunca se falou tanto em irrigação como nos dois últimos anos. Estamos nos conscientizando que não podemos esperar apenas por São Pedro.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.