Renegociação do crédito rural de custeio tem prazo renovado

O Conselho Monetário Nacional (CMN) definiu facilidades às negociações de crédito dos produtores do Rio Grande do Sul, atingidos pela estiagem.

Foi aprovada a renegociação de operações de crédito rural de custeio, ampliando-se os prazos para a quitação de parcelas com vencimento entre 1º de janeiro e 30 de julho deste ano, referentes a operações da safra 2011/2012. Acima de 30%, o prazo será definido pelo percentual de perdas efetivas do produtor. Instituiu-se uma linha emergencial de crédito para as cooperativas refinanciarem dívidas de associados situados nos municípios com decretação de situação de emergência ou calamidade pública e cuja renda, preponderantemente de milho, soja e feijão, seria utilizada para pagamento de insumos.

Isso será feito através do Programa de Capitalização de Cooperativas Agropecuárias (Procap-Agro), com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Outra medida importante é atinente ao reembolso do financiamento destinado à aquisição de implementos agrícolas. Dilata-se de quatro para oito anos o previsto no Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota). Ameniza-se, assim, o problema do produtor, melhorando a sua liquidez para o cultivo das safras 2012\2013.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.