“A cidade tem muito por fazer na área de trânsito”

Professor Sérgio de Medeiros é perito em sistemas de trânsito

O PROJETO

 

“O que estamos fazendo é, na realidade, uma melhoria da circulação de veículos e de pessoas, dando mais segurança com o aumento da visibilidade dos veículos, principalmente em esquinas e cruzamentos, tentando reduzir o conflito entre o pedestre e o condutor. Então, escolhemos uma área com maior concentração de veículos e pessoas que é essa área central, da rua 7 de Setembro até a Tamandaré, e vai desde a Conde de Porto Alegre até a Silveira Martins. Então, mais ou menos, são 32 cruzamentos, e estamos fazendo um projeto da circulação de pedestres em cada esquina com a redefinição das faixas de pedestres, os locais onde vai ser retirado o estacionamento para dar visibilidade aos veículos”.

O ESTUDO

“Nós temos uma estatística de acidentes não graves, com danos mais materiais nesta área em que estamos trabalhando. Tem muito acidente sem dano físico de pessoas e nenhum fatal. Mais é material, porque as pessoas vão tentando ultrapassar de uma quadra para a outra, não tem visibilidade e ocorre o acidente. A estatística mostrou junto à Brigada Militar que é uma área que tem muito acidente leve, colisões. Com isso, vamos melhorar, o que não quer dizer que não possam ter acidentes com danos físicos às pessoas. Nós também fizemos um ante-projeto do cruzamento junto à Brigada Militar (praça de quem vai para o Armour). Fizemos um estudo de uma rotatória tentando melhorar, reduzir conflitos e acidentes naquela área”.

UMA ESTRATÉGIA

“Então tem seis padrões de cruzamento que definimos e agora estamos detalhando toda a parte de sinalização desses cruzamentos. Entre eles, nas quadras, nós vamos melhorar a parte destinada ao estacionamento de deficientes físicos e de idosos, o que é lei federal. 2% das vagas que serão destinadas aos deficientes físicos e 5% ou mais aos idosos. Para isso, a pessoa tem que estar devidamente credenciada aqui na Prefeitura”.

LOMBADAS ELETRÔNICAS

“Nós também estamos fazendo um estudo para a posição dos redutores eletrônicos de velocidade. Esses redutores foram colocados e agora estamos fazendo um projeto de viabilidade porque houve um problema de ordem jurídica e que se dizia que não era conveniente colocar. Independentemente de onde foram escolhidos os locais, nós agora estamos tentando reavaliar esses locais. Nessas ruas que têm os redutores eletrônicos já instalados está se comprovando que tem um número de acidentes bastante agravado, com danos físicos às pessoas e com morte também. Isso é grave, então se verificou que existe um percentual muito grande de condutores que não obedecem à velocidade naquele trecho. Nós já temos esse levantamento pronto e esse conjunto de coisas está mostrando que essas ruas têm realmente um nível de acidentes muito grande e vamos tentar colocar em seguida esses redutores em funcionamento. Possivelmente, vai ser viável colocar nesses lugares onde estão posicionados”.

ESTACIONAMENTO DE MOTOS

“Na parte central, como vai ser toda reformulada, nas esquinas onde tem problemas de visibilidade nós vamos retirar o estacionamento de veículos. Vai ficar só motos onde for possível e onde tiver visibilidade. Então, vai ter um espaço destinado às motos bastante amplo, e vai aumentar muito porque estamos fazendo um estudo de visibilidade do veículo. E também entre as quadras vai ser fiscalizado isso. Quem colocar a moto fora de lugar está sujeito a multa. Não precisa (de placas para) proibir. Não há necessidade de dizer o que não pode, tem que se dizer o que pode e as pessoas têm que se adaptar a isso aí. A fiscalização vai atuar em cima da placa que é o que manda a Lei. A sinalização vai indicar o que é possível ser feito nesses trechos”.

Marcel Neves
marcelnm@jornalaplateia.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.