Artesãos programam feira de verão para breve e representação santanense no Rodeio de Vacaria

Alguns dos trabalho sem argila/cerâmica mais procurados da feira estarão em Vacaria

Em reunião, os integrantes da diretoria da Associação Gaúcha de Artesãos do Sul (Agasul) realizaram a avaliação do I ArteShop – Festival do Artesanato, feira realizada entre 19 a 24 de dezembro no largo Hugolino Andrade. “A conclusão foi de que ocorreram várias falhas e precisamos melhorar, embora tenhamos tido pouco tempo para organizar o evento e um problema com a montadora, mas isso é aprendizado” – ressalta o presidente da entidade, Jorge Elesbão. A secretária executiva da entidade, Jaci Dargélio, informa que já realizou o levantamento inicial de informações sobre a feira levada a efeito no período que antecede o Natal. “Tivemos alguns dias de chuva, o que prejudicou o fluxo de público” – ressalta ela.

Os artesãos que integram a diretoria da Agasul estão concluindo o relatório de avaliação, enquanto aguardam que o Estado faça o repasse de recursos para pagamento das despesas de custeio da feira, o que deverá ocorrer nas próximas horas. No planejamento para 2012 a entidade realizará uma feira de verão, entre janeiro e março, e enviará duas representações a outros municípios para divulgação do artesanato regional produzido em Livramento. Um dos municípios será Vacaria, no período entre 27 de janeiro até 5 de fevereiro, quando estará sendo realizado o 29° Rodeio Crioulo internacional de Vacaria, que ocorre de dois em dois anos, constituindo-se em um expressivo mercado potencial para divulgação do artesanato local, bem como das empresas e potencialidades santanenses.

Valorização do trabalho em madeira pela procura por parte de turistas de outros estados

“Temos que ressaltar que os recursos foram destinados pelo Estado e a contrapartida foi feita pela Prefeitura”- diz Elesbão, acrescentando que o plano de trabalho prevê que o total de R$ 102 mil seja empregado em duas feiras e no custeio das duas ações externas. Ainda conforme ele, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social (FGTAS) confirmou a realização de 10 feiras itinerantes para o artesanato riograndense em 2012, sendo legada a Agasul a coordenação desses eventos.

“Agora, é o momento de consolidarmos as parcerias, como a da Prefeitura Municipal, com o incansável empenho das secretarias, em especial dos secretários Robson Cabral e Sérgio Aragon, bem como a dedicação do diretor regional da Secretaria de Estado do Trabalho, Solimar Charopen e a compreensão do presidente da FGTAS, Heitor Goularte, que sempre atende os pleitos do artesanato gaúcho. Também é o momento de novos parceiros que desejam trabalhar pelo desenvolvimento das microeconomias de Sant’Ana e o artesanato é uma delas, exercendo importante papel nas comunidades, por gerar trabalho e renda” – conclui.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.