Depois de três dias de prova, estudantes esperam resultados do vestibular da UFSM

Alunos relataram que segundo dia de provas foi o que mais exigiu dos candidatos

Depois da prova, alunos se encontraram na frente da escola para discutir as questões do vestibular

Depois de três dias de provas e muita tensão, chega ao fim o Vestibular de Verão Descentralizado da Universidade Federal de Santa Maria, realizado em várias cidade do interior do Estado e ainda do Paraná e Santa Catarina. A cada ano, vem aumentando o número de inscritos na disputa por vagas em uma universidade federal. Este ano, a proporção de vagas por alunos ficou próxima de 4 alunos por vaga disponibilizada.

Valessa Ribeiro, 19 anos

A abstenção neste ano foi muito baixa, conforme os monitores do vestibular que estavam presentes ao local das provas, Sérgio Antônio Brondani, professor da UFSM e Rita Rosângela de Oliveira, Assessora de Infraestrutura da UFSM. Conforme eles, dos 483 alunos inscritos, um número muito pequeno deixou de comparecer às provas. Eles – assim como grande parte dos alunos – puderam constatar que o segundo dia de provas foi o mais difícil para os alunos. “Notamos isso até mesmo pela demora dos alunos em deixar a sala de aula no segundo dia de prova”, destacou o professor Sérgio Antônio.

Livramento costuma aprovar um significativo número de alunos para cursar a UFSM. “A classificação dos alunos é muito regionalizada, apesar da prova ser descentralizada. Para isso, estamos dobrando o número de vagas”, completou.

O que falam os vestibulandos

Rodrigo dos Santos, 22 anos

Depois de realizada as provas do dia, é hora de se reunir na frente da escola para debater as questões da prova. Também, entre os alunos, uma unanimidade: o segundo dia de prova foi o mais difícil dos três dias.

A equipe de reportagem ouviu dois destes estudantes que destacaram suas avaliações gerais sobre o processo seletivo da UFSM. A primeira a ser ouvida foi a estudante Valessa Ribeiro, 19 anos, que está otimista em relação ao exame vestibular da Universidade Federal de Santa Maria. Ela avaliou como fácil a prova no primeiro dia e extremamente difícil no segundo. Em relação ao terceiro dia de prova, ela destacou que estava acessível e que iria caprichar na redação, que seria usada como critério de desempate. “Minha intenção é passar no vestibular e realizar a licenciatura em Educação Física. Pretendo, futuramente, tornar-me uma personal trainer. Esse sempre foi meu sonho e tenho que conseguir, pois se não passar, não sei o que vou fazer. Se aprovada, pretendo ir morar em Santa Maria, que tem estrutura completa para aplicação do curso. Minha expectativa é bastante positiva, pois são apenas quatro alunos por vaga a eu venho me preparando desde março para prestar este vestibular”.

Já Rodrigo da Silva dos Santos, 22 anos, achou as provas complicadas e com questões muito extensas. Apesar disso, sua expectativa é de ser aprovado. Ele pretende cursar Zootecnia, curso no qual está concluindo o nível técnico. Além do vestibular, o jovem realizou o Enem e pretende ingressar por qualquer via no curso escolhido, mas dentro da sua área de atuação, no meio rural. “Minha intensão é trabalhar em atividades voltadas para o campo, uma vez que resido na zona rural da cidade e tenho a intenção de lá trabalhar”, completa o jovem.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.