Cine Pampa inicia hoje o seu 4o ciclo de filmes e debates

Tem início nesta quarta-feira o 4o ciclo de filmes e debates do projeto Cine Pampa, levado a efeito no campus de Sant’Ana do Livramento da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

O tema central das exibições é Super Heróis – Reflexo da Sociedade, segundo informa o coordenador do ciclo, professor Renatho Costa, que manifestou um agradecimento a todos quantos colaboram, em especial ao jornal A Plateia e rádio RCC FM, na pessoa de seus diretores, Kamal Badra, Antônio Badra, Fábio Badra e Janete Badra.

A proposta, conforme o docente, é promover reflexões por intermédio das manifestações daqueles que assistem aos filmes, dentro de um enfoque pessoal, gerando o debate como elemento de compreensão da realidade, mesmo que a partir da ficção, eis que filmes do gênero cativam jovens e adultos

Nos dias 14, 15 e 16, os filmes serão apresentados às 17h, no auditório da universidade, com entrada gratuita e, no sábado, 17, o início é às 15h. A história de um jovem estudante que ganhou super poderes ao ser picado por uma aranha em um laboratório e seus desdobramentos é o foco inicial na produção Homem Aranha, que enfoca o personagem da Marvel Comics – tido como o que mais se identifica historicamente com os seres humanos não super poderosos. A seguir, uma escola para jovens super dotados e suas histórias, com a formação de um dos mais conhecidos e populares grupos do universo Marvel: X-Men – Primeira Classe. O enfoque é sobre a primeira formação da mega equipe e as individualidades envolvidas.

O mais enigmático personagem dos quadrinhos, Batman – O Cavaleiro das Trevas e seu arqui-rival, o Coringa são os protagonistas desta exibição na telona, tida como a quem mais se aproxima do herói morcego da DC Comics nas revistas. Fechando o ciclo, no sábado, 17, um filme ambientado em uma realidade fictícia na qual heróis mascarados (ou fantasiados) são uma presença real na história da humanidade. Watchmen é um drama de crime e aventura que incorpora temas e referências relacionados à filosofia, ética, moral, cultura popular e de massas, história, artes e ciência.

Como é praxe, após a exibição dos filmes, um convidado faz uma explanação e dá início aos debates com os participantes. Estão escalados para a série de exibições os professores Ricardo Kotz, Felipe Almeida, Guilherme Radomsky e Hector Soares.

De acordo com o professor Renatho Costa, além do público universitário, o ciclo é aberto a todos os setores da comunidade santanense, pois o evento é direcionado ao meio acadêmico e à sociedade, podendo contar com a participação de qualquer cidadão. “Temos como finalidade alcançar a população local” – sintetiza Costa, referindo que também o público estudantil, mesmo em férias, pode participar.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.