Estado cria programa para erradicar brucelose e tuberculose em bovinos

Rebanhos, como o leiteiro sujeito à doença é uma preocupação a erradicar

Em dezembro, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio irá lançar o Programa Estadual de Erradicação da Brucelose e Tuberculose. O anúncio é do secretário Luiz Fernando Mainardi. O Projeto Piloto foi lançado em 2009, a partir de iniciativa do Ministério Público local e vem sendo implantado com a metodologia do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (Ncebt), programa oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Até o fim de dezembro deste ano, devem ser entregues os certificados oficiais, como livres de brucelose e tuberculose bovina, à maioria das 2.723 propriedades rurais do município, fato inédito no País. Em uma segunda etapa, devem ser certificadas as propriedades que tiveram bovinos infectados e descartados, ou que fizeram movimentação irregular de animais durante o processo. Mainardi garantiu que a condição a que foi alçada o rebanho bovino do município é um passo decisivo para a valorização da produção local. ” Não se vende derivados lácteos para fora se não tivermos uma excelente condição sanitária”, disse.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.