A história dos marcos e do obelisco da Fronteira

“Obelisco da Paz” é o local mais fotografado pelos turistas que visitam a Fronteira

Em 223 quilômetros de fronteira seca, estão plantados 1.115 marcos de concreto, que indicam o traçado que divide os dois países: Uruguai e Brasil

A história de Livramento gira em torno do Parque Internacional. Ao longo dos tempos, a cidade e a própria Fronteira foram crescendo em torno do local. O próprio Esporte Clube 14 de Julho teve seus primeiros anos de vida junto ao local. Apesar disso, existe toda uma simbologia em torno da construção do Parque Internacional e da colocação dos marcos de fronteira.

Obelisco

O último marco definido é o mais importante e o mais bonito: o Obelisco, inaugurado no dia 26 de fevereiro de 1943, para festejar o convívio pacífico entre brasileiros e uruguaios.

História e Simbolismo

Tudo no Obelisco é símbolo, sob a influência da maçonaria. Construído em uma base com três degraus, o monumento é triangular. No chão, ao redor, uma corrente de 33 elos – grau máximo dos maçons – desenhados com pedras. No centro, o Obelisco esguio aponta para o céu, à procura da liberdade.

Conforme o historiador Ivo Caggiani, o parque foi projetado em três planos. No primeiro, está o monumento. No segundo, há uma Fonte Luminosa, com águas dançantes, signo da igualdade. No terceiro, base e sustentação do conjunto, a Estátua da Mãe representa a pureza com que sonha a humanidade. O local é o mais procurado pelos turistas quando em visita à Fronteira.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.