Escolas definem temas para o carnaval 2012

Três das maiores entidades já definiram e divulgaram enredos que apresentarão na avenida

Diretoria da Escola de Samba Tradição entregou camiseta da entidade ao folclorista Paixão Cortes

Além de reeleger a diretoria da Liga Independente das Escolas de Samba-Liesa de Livramento e de criar, na estrutura da entidade, dois conselhos destinados ao acompanhamento das ações administrativas e também de fiscalização das questões estatutárias e éticas, as entidades carnavalescas locais começam a partir de agora a intensificar o trabalho de preparação para o carnaval internacional de rua de 2012. Paralelamente às promoções destinadas à divulgação, à atração de novos componentes e principalmente à captação de recursos, as escolas também vêm promovendo estudos intensos para definir os enredos que apresentarão na avenida durante o carnaval do ano que vem. A Academia do Samba Mocidade Alegre foi a primeira a anunciar seu tema: “A Mocidade abre a caixa de pandora e revela seus segredos”.

Neste final de semana, a escola de samba Império da Zona Sul também bateu o martelo com relação a seu tema. “Vamos convidar o público para um brinde em homenagem a uma das bebidas mais famosas da história da humanidade, a champanha, que é a bebida da vitória, das celebrações festivas, das comemorações das grandes conquistas do ser humano”, adianta o presidente da escola, Dagberto Reis. A direção da entidade promoveu uma reunião de sua comissão de carnaval para discutir detalhes do tema. Dagberto destaca a adesão de “novos integrantes que chegam à escola para ajudar a fazer um carnaval ainda melhor, como os guris que nos sugeriram o tema e que vão trabalhar lado a lado, inclusive integrando a nossa comissão de carnaval, para a concretização do projeto de 2012, que com certeza será uma grande celebração à felicidade na passarela do samba”.

Ele destaca também a possibilidade da participação, no carnaval de 2012 da Império da Zona Sul, de um dos mais destacados carnavalescos e figurinistas do sul do Brasil, que já ajudou na organização de desfiles nos principais carnavais gaúchos e também em Santa Catarina e Rio de Janeiro, e que está organizando sua agenda para encaixar uma ajuda especial ao carnaval da escola santanense.

Tradição é Paixão


Também a Escola de Samba Tradição já definiu seu tema para 2012 e vai fazer na avenida uma merecida homenagem àquele que considera como “filho mais ilustre de Sant’Ana”, o folclorista Paixão Cortes.  Na mais recente visita feita a Livramento pelo homem que serviu de modelo para a Estátua do Laçador, um dos símbolos do Rio Grande do Sul,  a Diretoria da Escola de Samba esteve com ele no restaurante Vila Serralta, quando o presenteou com a camiseta da escola e formalizou o convite para que ele participe do desfile da Escola, que terá como tema “A Tradição canta e  dança com Paixão”.

A Escola pretende colocar 500 componentes na avenida para contar um pouco da vida e da trajetória do folclorista.Na oportunidade, Paixão entregou vários livros a respeito da sua obra e do seu trabalho aos membros da diretoria e ajudou a enriquecer o trabalho de pesquisa que a escola está fazendo. Surpresos, os diretores da Tradição ouviram relatos impressionantes do homenageado, que contou que na sua mocidade participou de blocos carnavalescos e também dançou em cabarés franceses divulgando o tradicionalismo e a cultura gaúchas.

Paixão manifestou grande interesse em desfilar com a Tradição, embora precise autorização médica e se disse feliz em ser homenageado em sua terra por uma escola de samba e deu um alento muito grande aos componentes e à diretoria da E.S. Tradição que  faz questão de contar em um carro alegórico com a presença de Paixão Cortes, uma vez que Sa escola quer tornar inesquecível o desfile e a homenagem ao folclorista.

Paixão se emocionou com alguns versos do samba-enredo que foram cantados para ele.O presidente da Escola Ricardo Conceição entregou uma camisa oficial da escola e agradeceu a Paixão Cortes por ter emprestado o seu nome à Escola para o carnaval de 2012. “Queremos fazer uma homenagem à altura do santanense que é considerado o maior Folclorista do Brasil”, assinala Ricardo Conceição.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.