14 de Julho: o “Leão da Fronteira”

Primeiro rubro-negro do Brasil, clube leva em sua história grandes embates contra clubes uruguaios e brasileiros

Torcida é fiel ao Rubro-Negro da Fronteira

O 14 de Julho foi criado no dia 14 de julho de 1902, onde atualmente se encontra o Parque Internacional. O futebol havia chegado primeiro na cidade uruguaia de Rivera e, por isso, os idealizadores do 14 de Julho resolveram montar uma equipe para enfrentar os times de Rivera. Foram fundadores do clube: Pedro Lay, Coriolano Cabeda, Licurgo Cruxen, Armelino Garagorry, Henrique Carvalho, João Caffone, José Ramos, Roberto Calero, Argemiro Zimerman, Julio Sillia e os irmãos Ávila. Seu primeiro presidente foi Felizardo Ávila.

Em 1909, o 14 de Julho participou de um torneio em Rivera, juntamente com com três equipes do Uruguai, sagrando-se campeão da competição, sendo asim a primeira equipe brasileira a ganhar um torneio internacional.

Em março de 1914, surgiu o apelido de “Leão da Fronteira”, quando os jogadores do 14 de Julho demonstraram uma raça impressionante em um empate em partida amistosa com o Peñarol do Uruguai. Após a partida, os jogadores do Peñarol enalteceram o empenho da equipe santanense, afirmando repetidas vezes que haviam “jogado contra uma equipe de leões desta Fronteira”.

O 14 de julho foi um dos fundadores da Federação Rio Grandense de Desportos (FRGD), em 1918. No ano seguinte, também participou da criação da Liga de Foot-Ball Livramentense. Ainda em 1919, o clube esteve em Porto Alegre para a realização de amistosos, os quais ocorreram em datas próximas ao único jogo do Campeonato Gaúcho, entre Grêmio e Brasil de Pelotas. Em razão disto, muitas pessoas se confundem, achando que o 14 de Julho teria participado do primeiro Campeonato Gaúcho da história.

Em 1999, após participar do Campeonato Gaúcho da Terceira Divisão, o 14 de Julho fechou seu departamento de futebol profissional, mantendo apenas as categorias de base. Em 2005, o time profissional voltou a disputar competições oficiais. Em 2011, o 14 de Julho acabou em 8º entre os 28 clubes que participaram no Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão 2011, contando sempre com seu fiel torcedor.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.