- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

Dia de Campo oferece opções para manter a biodiversidade

Posted By redacao On 23 de maio de 2014 @ 9:57 In Rural | No Comments

[1]

Pecuaristas familiares de Quaraí participaram, na terça, 20, de Dia de Campo do Projeto RS Biodiversidade com o tema “Manejo agroecológico para manutenção da biodiversidade”. A atividade contou com a presença de mais de 50 produtores e aconteceu na propriedade de Antônio Reus Teixeira de Freitas, na localidade de Capilheira, em Quaraí. A primeira palestra, que tratou do comportamento dos animais submetidos ao pastoreio rotacionado, foi ministrada pelo médico veterinário da Emater/RS-Ascar Márcio Fonseca do Amaral. Na sequência, a técnica da Emater/RS-Ascar Caroline Saldanha Campos apresentou o Projeto RS Biodiversidade, que visa ao desenvolvimento regional através da conservação da biodiversidade.

Caroline e o produtor Freitas apresentaram ainda a propriedade e a Unidade Demonstrativa (UD) que foi implantada em novembro de 2013. A propriedade possui 74 hectares e a UD, 27 hectares, divididos em três piquetes. A extensionista destacou que, neste período, já foi possível observar algumas melhorias. “Quando começamos o projeto, o pasto possuía 2,5 centímetros; hoje, está medindo 7,5 centímetros”, afirmou Caroline, que também falou sobre o ganho de peso dos animais e a melhora na qualidade do campo.

Já o produtor afirma que após o manejo, foi possível enxergar as características do campo e ver espécies que antes não nasciam, além de notar o crescimento do campo. Em Quaraí, há uma UD e três subprojetos do RS Biodiversidade; um que já está em funcionamento e os demais estão sendo instalados. Os produtores que tiverem interesse em participar do projeto e saber os critérios de enquadramento, podem procurar os escritórios da Emater/RS-Ascar. Em Quaraí, o endereço é Rua Miguel Correa, nº 444.

A realização do Dia de Campo foi promovida pela Emater/RS-Ascar, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Fundação Zoobotânica, Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam), Banco Mundial, Global Environment Facility (Gef) e Projeto RS Biodiversidade.

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=126747

URLs in this post:

[1] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/05/Dia_de_Campo_Quara__maio.jpg

[2] Conservação ambiental aliada à geração de renda: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=128065

[3] Desafios e oportunidades para juventude do setor rural são discutidos em Livramento: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=127832

[4] PAC Angus apresenta seus resultados nesta sexta, 23: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=126744

[5] Manejo de pastoreio rotativo em campo nativo é o tema do Dia de Campo na Florentina: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=124471

[6] Especialistas buscam solução para o avanço do Capim Annoni: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=119258

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.