Manejo de pastoreio rotativo em campo nativo é o tema do Dia de Campo na Florentina

Evento foi promovido por um conjunto de entidades ligadas aos setores público e privado 

Com o objetivo de mostrar os benefícios do pastoreio rotativo em campo nativo para o produtor e para o meio ambiente, foi realizado, na sexta-feira, 02, o Dia de Campo do RS Biodiversidade. A atividade aconteceu na propriedade do pecuarista Genuíno Trindade, na localidade de Florentina, em Sant’ Ana do Livramento.

O Dia de Campo começou com a apresentação da família e da propriedade de Trindade. O pecuarista familiar conta que foi um dos primeiros assistidos pela Emater/RS-Ascar no município e que já foi contemplado com diversos projetos. Trindade, que trabalhou muito tempo com lavoura, afirma que o solo estava bastante degradado, já que a terra havia sido lavrada diversas vezes, por isso gostaria de um projeto que auxiliasse na recuperação deste solo: foi quando descobriu o RS Biodiversidade.

Na propriedade, que possui 190 hectares, o manejo do pastoreio rotativo no campo nativo é recente, começou em outubro de 2013. Apesar do pouco tempo já apresenta resultados positivos. Para a implantação da técnica, foi utilizada uma área de 44,05 hectares, dividida em 14 piquetes, com a presença de 80 terneiros. Além da melhora no solo, foi possível observar o ganho de peso dos animais.

Em cinco meses, a média por terneiro foi de 69 quilos de peso vivo, com ganho médio por hectare de peso vivo de 122 quilos. A carga final corresponde a 424 quilos de peso vivo por hectare, o que equivale ao ganho médio por hectare/dia a 735 gramas.

Para o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leonardo Alonso, que faz o acompanhamento da propriedade, é importante que o pecuarista tenha interesse em preservar a terra. Alonso falou ainda sobre os objetivos do RS Biodiversidade, entre eles a preservação do campo nativo e a agregação de valor à produção do pecuarista familiar.

Mesmo com pouco tempo, Trindade mostra-se satisfeito com os resultados obtidos. Na visita a campo, fez questão de mostrar os avanços de cada piquete e a forma que utiliza para manejá-lo.

O Dia de Campo contou com a presença do coordenador regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Alcedir Drum dos Santos, dos assistentes técnicos regionais da Emater/RS-Ascar, Alexandre Alves e Fábio Schlick, da equipe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar e mais de 50 produtores.

A promoção do Dia de Campo foi da Emater/RS-Ascar, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Fundação Zoobotânica, Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam), Banco Mundial, Global Environment Facility (Gef) e Projeto RS Biodiversidade.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.