- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

Lares de idosos se preparam para o frio

Posted By redacao On 15 de abril de 2014 @ 9:44 In Geral | No Comments

Cerca de 90 idosos vivem nos asilos, além de agasalhos, precisam também de atenção e carinho

[1]

Enfermeira Vera Lúcia e Araci Gonçalves de 91 anos de idade no Lar Mário Motta

O lar da velhice Mário Motta e a Casa do Idoso Sebastião Peres estão preparados para o frio dos próximos meses. Em visita nas dependências da primeira entidade, a reportagem do Jornal A Plateia conheceu quase que os 60 senhores e senhoras que vivem na casa de repouso.

[2]

Estoque de roupas, agasalhos e cobertores. Doações chegam a cada mês

A enfermeira responsável pelo cuidado e tratamento dos idosos no Lar Mário Mora, Vera Lúcia Machado, comentou que a casa possui abrigos e cobertas suficientes para o frio. Na sala designada especialmente para acomodar as vestes do inverno, são estantes repletas de cobertas, colchas, lençóis de lã, além de casacos, mantas e moletons, todos bem lavados e conservados. No lar Sebastião Peres os cuidados são os mesmos e as doações chegam todos os meses.

A enfermeira Vera afirma que algumas das roupas são coletivas, o que também é comum no Lar Sebastião Peres, elas são partilhadas entre os moradores da casa e a cada uso, as roupas são lavadas e higienizadas, mas há também àquelas que são especiais, que pertencem a cada um de uso particular.

Vera Lúcia disse ainda que a rotina do asilo Mário Motta já se adaptou com a chegada do outono, todos os quartos têm os aquecedores ligados para que os idosos tomem o primeiro banho do dia bem aquecido. O café começa cedo e às 10h é servido um chá e outras refeições bem quentes como sopas e caldos, comenta a enfermeira, além das refeições tradicionais. A inclusão de pratos quentes nas refeições ajudam a superar o frio e aquecem o corpo, segundo Vera, os idosos gostam bastante.

Pela manhã, todos são convidados para um banho de sol, porém bem agasalhados. Vera afirma que com a terceira idade os cuidados com a saúde crescem e por isso se agasalhar bem é importante. “Uma gripe ou resfriado não são brincadeiras”, a equipe da casa de repouso Mário Motta aguarda inclusive o início da campanha de vacinação contra a gripe no próximo dia 22 de abril, quando todos serão imunizados, inclusive funcionários que trabalham nos dois lares mantidos pela SIAN.

[3]

Leoneide Lair no Lar Mário Motta, idosa perto de fazer 80 anos, se prepara para o frio e sorri para a vida. “Sorrir é bom para começar o dia, de qualquer jeito”

O dirigente da SIAN, Sociedade Internacional de Auxílio aos necessitados, Lauro Binsfeld, declarou que os dois asilos, Mário Motta e Sebastião Peres, estão preparados para o inverno e trabalham em ritmo de prevenção contra as doenças comuns do inverno. Lauro Binsfeld lembra ainda que as duas casas possuem um grande salão com lareira o que é primordial para os dias mais frios e capaz de reunir todos em volta do local. Na visão de Lauro, as estufas são a única preocupação por enquanto, pois algumas ainda precisam de manutenção.

Vera Lúcia, enfermeira do Lar Mário Motta, declara que embora o inverno ou o verão, a doença que mais afeta o grupo é a depressão, muitos vivem sozinhos e dificilmente recebem visitas, segundo Vera, com a mente fraca o corpo também fica debilitado e dificulta o tratamento de doenças inicialmente simples como resfriados. Os lares Sebastião Peres e Mário Motta estão preparados para o frio, mas a roupa e o cobertor não substituem o amor e o carinho que aqueceriam muito mais o coração.

 

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=121031

URLs in this post:

[1] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/04/pag-14_20141404_idososemfermeira_elis.jpg

[2] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/04/pag_14_20141404_vestuarioderoupaidosos_elis.jpg

[3] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/04/pag_14_20141404_Leoneidenairlar_elis.jpg

[4] Resgate Solidário é realizado na Fronteira pelo grupo Renascer: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=88262

[5] Dia do Desafio mobiliza santanenses: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=127611

[6] Muito frio até o próximo domingo: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=126472

[7] Idosos recebem cuidados especiais no Dia da Beleza: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=125366

[8] Dentista cuida de idosos há mais de 15 anos: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=124158

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.