Aprovada proposta de homenagem a comunistas assassinados em 1950

Proposição foi feita pelo legislador Aquiles Pires, aprovada por unanimidade

Vereador Aquiles Pires

A Câmara de Vereadores aprovou, em recente sessão, uma indicação para a colocação de uma placa de bronze no Largo Hugolino Andrade, em homenagem a quatro santanenses que foram injustiçados simplesmente pelo fato de pensarem diferente do regime instaurado. Integrantes da militância avançada eram os quatro comunistas assassinados no dia 24 de setembro de 1950, naquele local, onde estavam realizando a colagem de cartazes chamando a população para a mobilização. Flagrados naquela ação simplesmente foram alvos de tiros.

A proposta foi apresentada pelo vereador Aquiles Pires (PT), ressaltando que a homenagem proposta aos quatro membros do partido comunista, barbaramente assassinados em Sant’Ana do Livramento em 24 de setembro de 1950, embora tenham passado muitos anos, é sempre oportuna.

“É até de oportuna necessidade, em um momento que é bastante motivador, pois nossa sociedade remunera, com amplos esclarecimentos, trazendo a tona fatos até então desconhecidos da barbaridade ocorrida em nosso país, no período em que fomos sufocados pela cruel ditadura.Essa triste memória tem de permanecer viva em nossas mentes para que no exercício, de nossa cidadania, sejamos todos defensores e construtores de democracia” – destaca o vereador petista. A homenagem póstuma será realizada a Abdias Rocha, Aladim Rosales, Aristides Correa Leite e Ary Kulmann.

“Esses quatros santanenses, brutalmente assassinados, por lutarem por uma sociedade com Igualdade e Justiça Social. Suas vidas e suas lutas não acabaram, pois muito ainda está por fazer. Que o sonho desses heróis continue perseguidos pelos cidadãos e cidadãs de hoje e de sempre, eles precisam permanecer vivos” – disse o parlamentar.

A homenagem foi aprovada por unanimidade pelo legislativo santanense, sendo encaminhados os trâmites junto ao Executivo para a concretização da ideia.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.