MTG não recua e tentativa de acordo é frustrada

Representantes do evento deverão entrar na justiça para evitar represálias ou punições aos participantes

Os representantes do MTG e da 32ª Campereada

Na tarde de ontem, na Promotoria de Justiça Especializada, estiveram em reunião com a promotora Dra. Fernanda Broll Carvalho, os representantes do MTG e da 32ª Campereada Internacional. A finalidade do encontro foi a busca conjunta de soluções quanto ao anseio de participação de entidades filiadas ao MTG, em eventos e atividades promovidas e co-promovidas pela Federação Gaúcha de Laço. O encontro porém, findou sem haver nenhum acordo entre as partes. O MTG não cedeu e pelas normas internas, os CTGs filiados seguem sem a ‘permissão’ de participar de eventos em entidades não filiadas.

A promotora Fernanda Broll Carvalho

A Promotora orientou aos representantes da comissão organizadora da 32ª Campereada Internacional, a esclarecer ao próprio Município e às entidades e pessoas interessadas (narradores e juízes) em participar do evento, sem se submeterem às sanções previstas pelas normativas do MTG, que estes podem solicitar a exclusão de sua filiação do MTG ou questionarem, junto ao Poder Judiciário, por intermédio de ação judicial adequada, a alteração das regras do movimento, que considerarem abusivas. Finalizando a audiência, a promotora ainda salientou: “Tendo em vista que o Movimento Tradicionalista Gaúcho trata-se de entidade privada, cujos associados filiam-se ou retiram-se do MTG de forma espontânea, e existindo legislação proibindo a participação das pessoas e entidades em quaisquer eventos tradicionalistas, o Ministério Público não vislumbra interesse público a justificar a intervenção da instituição nesta questão”, finalizou.

Neste primeiro momento, a intervenção do Ministério Público foi justificada pela importância do evento para o município, fazendo parte integrante do calendário oficial do município e que ocorre a mais de 30 anos, com a participação conjunta de entidades filiadas e não filiadas ao MTG, congregando ainda, entidades uruguaias, as quais inclusive, integram a comissão organizadora do evento.

Em entrevista, Sergio Munhoz, coordenador da 32ª Campereada ressaltou que mesmo sem um acordo até o momento o evento será um sucesso. “Nós já temos a confirmação de muitas entidades. Nós vamos à justiça para garantir o direito de que todos os interessados possam participar sem sofrer represálias ou punições. O evento será um sucesso”.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.