CEMITÉRIO ESTÁ LIMPO, MAS É ALVO DE RITUAIS

Secretária de Serviços Urbanos encontra despacho em mausoléu que causava mau cheiro na vizinhança

Na tarde de terça-feira a redação do jornal A Plateia recebeu ligações de moradores denunciando um mau cheiro que vinha do Cemitério Municipal da avenida Saudade. O popular Joel Machado, disse que o cheiro era muito forte e incomodava até durante a hora das refeições. 

Secretária Ana Aseff: “Sabemos que a liberdade de credo é um direito constitucional, portanto, há que ser respeitado. Por outro lado, causa uma série de incômodos para o setor de limpeza pública”.

A redação entrou em contato com a secretária Ana Aseff na manhã de quarta-feira que prontamente levou uma equipe para o local a fim de verificar a causa do mau cheiro. As dependências do cemitério estavam muito bem limpas, porém o mau cheiro ainda era sentido. 

A surpresa ficou por conta do motivo do forte odor nos arredores, a equipe encontrou um despacho dentro de um mausoléu abandonado com três galos mortos e em estado avançado de putrefação. 

“Fui conferir o que estava acontecendo, após a ligação e confirmei que se tratava de um despacho, oferenda deixada dentro de um mausoléu abandonado. De dentro dele saía um cheiro horrível de podre que era sentido desde o portão da entrada do 1º plano (na ponta em direção à Urcamp)”, foi a palavra da secretária Ana Aseff. 

A equipe do cemitério foi acionada e prontamente retiraram ainda durante pela manhã 3 (três) aves (galos) em fase de putrefação, destilando um odor insuportável. Dentro do mausoléu também haviam objetos de santos e restos dos materiais usados na oferenda. 

A secretária Ana Aseff destaca que esta prática de atos religiosos que fazem suas oferendas em locais públicos e, preferencialmente, em cemitérios, acarretam problemas de saúde pública e lamenta por não existir ainda uma regularização municipal que preveja esse tipo de prejuízo ao meio ambiente. 

A secretária destaca também que a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos vez por outra precisa intervir na limpeza interna dos jazigos para que não ocorra o que vem acontecendo de pessoas se queixarem do mau cheiro de animais sacrificados e outros materiais que são objetos desses despachos ou oferendas. 

Três galos foram recolhidos de dentro do mausoléu abandonado em estado de putrefação avançada

Os funcionários do Cemitério comentaram que não é a primeira vez que isso acontece e disseram ainda que é frequente alguns moradores jogarem dentro do cemitério corpos de animais mortos como gatos, cachorros e fica a cargo deles a limpeza. O jornalismo da Plateia constatou a limpeza e organização do cemitério, mas a conscientização também precisa partir da sociedade para evitar este tipo de atitude que prejudica toda a comunidade.

Placa que pede limpeza no cemitério não impediu oferenda em mausoléu

 

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.