Agricultor santanense recebe mudas de oliveira da Itália para formar pomar pelo Programa Brasil

Áreas que receberão as plantas foram vistoriadas por técnicos gestores do Programa Brasil Próximo durante atividade de campo

Em relação às ações da Prefeitura de Sant’Ana do Livramento para fomento ao desenvolvimento da olivicultura no município, nesta semana, foi dado mais um passo importante vinculado a este tema.

No mês de janeiro a Prefeitura publicou Edital para que agricultores locais disponibilizassem áreas para implantação de área piloto de um hectare de pomar.

A explanação é do engenheiro agrônomo Roberto Braz, coordenador do Departamento Técnico Agropecuário da secretaria.

Alguns produtores se inscreveram e apresentaram a documentação solicitada. No dia 3 de abril de 2014, quinta-feira, os produtores inscritos receberam a visita de equipe técnica do Comitê Gestor do Projeto, os engenheiros Agrônomos Roberto Braz da Secretaria Municipal de Agricultura e Emerson Menezes, secretário de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Bagé e coordenador do Programa Brasil Próximo: Cinco Regiões Italianas para o desenvolvimento local integrado no Brasil.

O objetivo da visita, conforme etapa pré-estabelecida pelo Edital foi o de vistoriar as áreas, analisar as características agronômicas e dar um parecer, levando-se em conta o estudo e dafo climático da olivicultura para o Estado do RS.

Em função dos resultados levantados a campo, ficou definido em razão das características da área e também do enquadramento do agricultor, que foi beneficiado para esta etapa do Projeto o produtor Jayme de Oliveira Alvarez, que inclusive já possui pomar de oliveira em desenvolvimento, implantado no ano de 2013. Possuir experiência em Fruticultura (manejo de pomar) era um dos requisitos a ser atendido conforme exigência constante do Edital.

Agora, virão as próximas etapas do Projeto respeitando o estabelecido no Edital. Nos próximos dias deverá ser realizado o preparo do solo com incorporação de calcário e fertilizantes, para que no mês de maio as mudas de oliveiras (278 unidades), provenientes da Itália, sejam plantadas e assim, formando o olival.

Segundo o secretário de Agricultura, Carlinhos Fernandes, os agricultores que não foram contemplados nesta etapa em função do não enquadramento de suas áreas, poderão ter outras oportunidades através de outros Projetos para ingressar na atividade.

O município de Sant’Ana do Livramento é pioneiro neste novo momento da olivicultura, por intermédio dos produtores Fernando e Sibele Rotondo, proprietários da empresa Olivopampa.

As características diferenciadas oferecidas pelo clima e solo ocorrentes na região são ideais para o desenvolvimento da oliveiras, assim como de outra frutas, segundo os técnicos. Portanto, o estímulo ao aumento da área de pomares ocupados com oliveiras só tende a aumentar por parte do Poder Público Municipal.

Os interessados em ingressar na atividade podem procurar maiores informações junto a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, onde a equipe do Departamento Técnico Agropecuário estará pronta para atender os produtores, e a partir daí, fazer um estudo de viabilidade econômica e tomar as medidas cabíveis para o possível ingresso na atividade.

Momento da visita da equipe técnica na propriedade do Jayme de Oliveira Alvarez, contemplado pelo Projeto. Na foto, plantas de oliveira já existentes em pomar da propriedade, plantadas em março de 2013 e, da esquerda para a direita:
Sara dos Santos – acadêmica do Curso de Tecnologia em Agroindústria da UERGS e estagiária da SMAPA; engenheiro agrônomo Emerson Menezes – Secretário de Desenvolvimento Rural de Bagé e Coordenador Técnico do Projeto; produtor Jayme de Oliveira Alvarez, da localidade da Florentina; e engenheiro agrônomo Roberto M. Braz – Coordenador Depto. Técnico Agropecuário da SMAPA e Coordenador Técnico do Projeto em Sant’Ana do Livramento.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.