Desafio percorrer 330 Km de bike

Anderson Alves irá a São Gabriel, onde participará do 9º Marechal Motos

Puro amor ao esporte. Este é o motivo que leva o jovem santanense de 20 anos de idade, Anderson Alves de Oliveira a pedalar 330 quilômetros neste fim de semana. O ciclista irá de bicicleta, até a cidade de São Gabriel, onde, acontece o 9ª Marechal Motos.

Para falar a respeito desta aventura sobre rodas e sua trajetória na modalidade, Anderson concedeu entrevista ao jornal A Plateia, destacando alguns detalhes de sua experiência como atleta. Confira.

Anderson Alves e a sua inseparável bike preparando-se para pegar a estrada

A Plateia – Quando começou a sua relação com o ciclismo?

Anderson – Pedalo desde os seis anos de idade. Porém, comecei a pedalar de forma mais competitiva no ano passado. A partir daí, conheci muitas pessoas do meio que me motivaram e acabei por me entrosar e competir buscando aperfeiçoar-me.

A Plateia – De quais competições participou até o momento?

Anderson – Dentre as principais, posso destacar o Campeonato de Mountain Bike, promovido no parque do Batuva, em 2013, oportunidade em que fui o vice-campeão da categoria Promocional. Desafios como este que farei até São Gabriel, já realizei dois anteriormente; no ano passado por duas vezes fui pedalando até Dom Pedrito. Na primeira, em abril, saí sábado e retornei domingo, e em outubro, fui e voltei no mesmo dia.

A Plateia – Qual será o seu cronograma para este sábado e domingo?

Anderson – Pretendo sair às 4h deste sábado, devendo chegar ao destino aproximadamente às 12h ou 13h, levando em conta que percorro 100 quilômetros em cinco horas. Em São Gabriel, estarei prestigiando o 9º Marechal Motos, que é um tradicional encontro de motociclistas de diferentes cidades do Estado e fora dele, a exemplo do que aconteceu em 2013, em Dom Pedrito.

A Plateia – Sendo ciclista, o que lhe motiva a participar de evento voltado para motociclistas?

Anderson – Apesar de não ter moto e não dirigir este tipo de veículo, sou um apaixonado por estes tipos de encontros, onde é promovida a integração entre pessoas das mais diferentes localidades. Geralmente, quem faz parte destes eventos é meu primo, o Paulo Estradeiro, um de meus grandes incentivadores no ciclismo. Ele me auxilia e proporciona todas as orientações necessárias para quando eu estiver na estrada e sempre estamos juntos nestas programações fora da cidade.

A Plateia – O fato de viajar sozinho já lhe causou algum problema mais sério?

Anderson – Não, felizmente. A maior dificuldade enfrentada foi em 2013, quando retornava de Dom Pedrito. Chovia muito e por isso, o esforço foi maior. Acabei contundindo um dos joelhos, sendo obrigado a ficar quatro meses sem pedalar, até a completa recuperação.

A Plateia – Os custos com esta modalidade esportiva são muito altos. Você tem algum tipo de apoio financeiro?

Anderson – Olha, para se ter uma ideia, para ir a São Gabriel, estou gastando cerca de R$ 700,00, entre hospedagem, manutenção da bicicleta e equipamentos. Já tive duas bikes específicas para competições e para percorrer longas distâncias.

A que possuo atualmente, custou em torno de R$ 1.400,00, sendo que custeio pessoalmente todos os cursos, sem contar com patrocínios, porém, caso alguém queira colaborar, toda e qualquer contribuição será bem vinda, por isso, coloco o telefone 9133-0627 à disposição para mais informações.

Motivação

Ao finalizar a entrevista, o jovem Anderson Alves, que atualmente compete na edição 2014 do Campeonato de Mountain Bike, na categoria Elite, a força máxima da modalidade, acrescentou uma mensagem de motivação a todas aquelas pessoas, independente da idade, interessadas em começar a prática de um exercício saudável. “Vale a pena e todo o esforço, para a saúde e o bem-estar. O ciclismo é um excelente esporte, assim como em outras modalidades, conquistamos amigos e passamos a ter uma vida melhor”.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.