Homenagem à nossa Paraninfa Maria Schenkel Ibarra

Formandas do ano de 1950.

Dona Maria,como a chamávamos, foi nossa professora e paraninfa na Escola Normal Santa Teresa de Jesus em Sant’Anna do Livramento. Éramos uma turma jovem, irreverente e sonhadora, almejando a profissão de professoras. Tivemos então como nossa professora entre outras, Dona Maria Schenkel Ibarra, grande mestra, exemplo de retidão, compreensão, solidariedade, amizade, justiça e sabedoria: Dona Maria, “Mestra das Mestras, inteligente, pode se dizer “sabia “, Companheira, conselheira em todos os momentos de dúvidas em nossas dificuldades.

“Dona Maria escreveu em sua “Oração do Mestre”.
“Senhor! Tu que partilhaste comigo o teu título de Mestre, ajuda-me a partilhar esses caminhos que levam ao menos a um arremedo de tua Perfeição. Faze que meu exercício de Magistério seja um apostulado de Amor. Ensina-me a participar da criação fazendo funcionar inteligências e formando corações. Consente que eu saiba apontar aos educandos os valores ideais e não permitas que haja discordâncias e os meus exemplos; antes, torna acessível a todos a sua coerência e unidade”.

Dona Maria Schenkel Ibarra, assim a conhecemos, justa, coerente, enérgica, disciplinada, responsável em suas obrigações, ao mesmo tempo, doce, meiga, solidária, amorosa, enfim, todas as qualidades de uma grande mulher e mestra por excelência. Dona Maria, foi para nós um exemplo a ser seguido em nossa profissão de professora, aprendemos que educar uma criança em plena formação, não é só transmitir conhecimentos, antes de mais nada, e também, fazer com que essa criança torne-se uma pessoa capaz e responsável para enfrentar a vida com valores que lhe dará muitas e boas oportunidades em sua futura profissão.

Podemos garantir que ao desempenhar nossa profissão de mestras, o fizemos com muita segurança e sabedoria, pois, foi na “Escola Normal Santa Teresa de Jesus”, através dos ensinamentos de nossos professores em especial de nossa saudosa e inesquecível “Paraninfa” que aprendemos como ministrar e transmitir estes valores e conhecimentos para nossos alunos.

Dona Maria disse em sua “Oração de Mestre”. 
“Que eu mantenha o meu otimismo e a minha confiança durante a vida, e apesar da Vida, certa de que esta é renovação constante. E que ao chegar ao fim de minha carreira compreenda que se pode viver, como vivem tantas outras pessoas, sem escolas e sem alunos”.

Nesta data de 15 de outubro dia do Professor e como professoras prestamos nossa homenagem aquela que merecidamente recebeu o título de Cidadão Santanense Honorária e a Medalha de Educador Emérito”, pois foi sempre um exemplo de Mestra.

Formandas Normalistas de 1950.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.