Bispo Don Gílio na Fronteira

Religioso esteve nas instalações do Jornal A Plateia e rádio RCC FM

Na tarde de ontem, esteve nas instalações do jornal A Plateia e estúdios da rádio RCC FM, o Bispo Don Gílio. Ele está na Fronteira para fazer uma visita periódica, que é realizada a cada cinco anos pelo religioso.

O bispo esteve nas paróquias das igrejas e em comunidades e assentamentos da cidade com o objetivo de saber como está o povo. “Os padres nos enviam relatórios contando como está a situação da comunidade, mas eu acho muito importante vivenciar isso, vir pessoalmente até aqui”, destacou. Gílio também esteve visitando as vinícolas e se surpreendeu com a produtividade da região, ele conta que na última vez que havia as visitado, existia apenas uma empresa. “Hoje são várias vinícolas e cada uma possui uma enorme quantidade de fatores produtivos”, observou. Don Gílio foi ordenado sacerdote no dia 11 de novembro de 1979. Participou em nível nacional na fundação do movimento na Igreja Católica dos Agentes de Pastoral Negros. Em 1998, foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador, da Bahia, com a sede titular de Illiberi, pelo Papa João Paulo II.

No dia 3 de maio de 1998, foi nomeado bispo pelo cardeal Lucas Moreira Neves, na Catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul. Seu lema de vida episcopal foi escolhido como: “Evangelizar a Todos”. Gílio foi o primeiro negro a chegar ao episcopado em Salvador, na arquidiocese foi o criador da Pastoral Afro, até ser designado bispo diocesano de Bagé em 2002. Em 2003 recebeu o título de Cidadão Baiano.

Foi até 2007 o bispo coordenador da Pastoral Afro-Brasileira, na CNBB e em nível regional Sul 3 (Rio Grande do Sul) é o bispo referencial da Pastoral Afro. Atualmente é presidente do secretariado da Pastoral Afro-americana e caribenha. No dia 9 de novembro de 2009 recebeu o título de Cidadão Honorário de Bagé. Desde janeiro de 2011 é membro do Conselho Econômico e Social do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.