Técnicos e produtores realizam uma visita técnica a empresa especializada em olivas

Representação local participa de evento sobre olivicultura na cidade de Cachoeira do Sul

Recentemente, na última sexta-feira dia 28 de fevereiro de 2014, os engenheiros agrônomos Elói Luft e Roberto Braz, da Secretaria Municipal de Agricultura, acompanhados dos produtores Neli Ribeiro Fernandes e Jayme Alvares, participaram de visita técnica a empresa Olivas do Sul, em tarde de campo realizada na cidade de Cachoeira do Sul.

Segundo Roberto Braz, Sant’Ana do Livramento está incluído no Programa Olivais do Pampa, o qual é gerido pela Prefeitura de Bagé, já que trata-se de um Projeto de Desenvolvimento Regional. Participam também deste projeto os municípios de Aceguá, Candiota, Hulha Negra e Pinheiro Machado, os quais, assim como Sant’Ana do Livramento, já possuem pomares implantados com oliveiras.

“O secretário da Agricultura Carlinhos Fernandes, grande incentivador da olivicultura, fez questão que o município participasse daquele evento de acordo com convite remetido pela Prefeitura de Bagé” – disse Braz.

Conforme o técnico, Sant’Ana do Livramento através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, organizou um grupo para participar, convidando dois produtores locais que já possuem pomares formados com oliveiras, nas localidades Cerros verdes e na Florentina. “Estes produtores, junto com os agrônomos da SMAPA deslocaram-se até Bagé onde com os representantes dos demais município embarcaram em um ônibus oferecido pela Prefeitura de Bagé para participação no evento em Cachoeira” – complementa Luft.

De acordo com os técnicos, o objetivo principal da visita foi o de acompanhar a colheita e processamento de azeitonas na empresa Olivas do Sul, de propriedade do empresário Jorge Alberto Aued e família.

“Dentre as atividades realizadas, destacaram-se a visitação ao viveiro de mudas, campo de matrizes e pomares de produção. Também foi oportunizada a demonstração de colheita de azeitonas “in loco” e posterior processamento em agroindústria extratora de azeite com degustação do produto” – complementa Braz.

Técnicos e produtores avaliaram como de fundamental importância a participação do grupo nesta atividade, já que, brevemente, os pomares instalados em Livramento entrarão em produção. Os técnicos e produtores devem estar preparados e atentos para realizar corretamente todos os processos referentes a cuidados da planta, manejo de solo e fertilidade, podas, adubação, irrigação, controle de pragas e doenças, para gerar um produto de qualidade e que após processado, contemple em um produto final (azeite ou azeitona de mesa) de excelente qualidade e competitivo no mercado. 

Produção santanense 

Sant’Ana do Livramento já conta com uma área ocupada com pomares de oliveiras de 40 hectares.

“Pode parecer pouco, mas essa cultura assim como outras frutíferas, geram excelentes rendimentos por hectare quando o negócio é tratado com profissionalismo, com rentabilidade líquida por hectare que pode superar em muito culturas e/ou criações exploradas tradicionalmente em nossa região como o arroz, a soja, a pecuária de leite e de corte” – comenta Roberto Braz.

“Em 2014 a empresa local Olivopampa começa a colher os primeiros frutos de um investimento realizado com recursos próprios a partir de 2009. Além de investimentos particulares, alguns pequenos produtores foram contemplados com projetos de fomento a Olivicultura com apoio do poder público, através do Programa Olivais do Pampa em que Sant’Ana do Livramento aderiu” – salienta Elói Luft.

“Temos buscado várias alternativas para viabilização e diversificação da pequena propriedade, e a olivicultura encaixa-se perfeitamente. Com esta visita realizada em Cachoeira do Sul então, que explora pomar de 12 hectares, percebemos que estamos no caminho certo, pois temos incentivado e fomentado a implantação desta cultura nas propriedades de produtores locais” – disse Braz, acrescentando que eventos relacionados ao desenvolvimento da Olivicultura no município deverão ser realizados. Mais informações a respeito do cultivo podem ser obtidas junto ao Departamento Técnico Agropecuário da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.