Brigada comemora 101 anos da chegada a Livramento

A Brigada Militar comemora, nesta terça- -feira (04), os 101 anos de sua chegada a Sant’Ana do Livramento.

No início do século XX, a cidade vivenciava um período de constantes atividades sociais, eventos que ora ou outra resultavam no acirramento dos ânimos. Entre os eventos de destaque, estão as palestras desenvolvidas pela escritora espanhola Belém de Sárraga, junto ao antigo e tradicional Teatro 7 de Setembro.

A intolerância por parte dos católicos tentou impedir as palavras da palestrante, chegando a aliciar pessoas para tumultuar as conferências. Iniciaram-se com isso, conflitos junto aos meios de comunicação, com distribuição de panfletos e na imprensa local, culminando ao entardecer do dia 2 de outubro de 1910, em um conflito armado na Sede do Clube Republicano.

A entidade havia sido criada para desenvolver os ideais vigentes após a Proclamação da República em nossa cidade, e foi o palco para o incidente que resultou na morte dos jovens Lauro Bicca e Pedro Nepomuceno Pereira, e seu irmão, cel. Bernardino Pereira, tendo ficado ferido, pelo lado dos católicos, o jornalista Salustiano Maciel.

A participação popular foi marcante nos acontecimentos fúnebres, com mais de duas mil pessoas participando, sendo que dos fatos, participaram ilustres personagens do período.

Pelos católicos: Dr. Luiz Mello Guimarães (Juiz da Comarca e Presidente do Clube Pinheiro Machado), Dr. José Antônio Flores da Cunha (Deputado Estadual), Amyntas Maciel de Oliveira (Sub- Intendente e Delegado de Polícia) e Salustiano Maciel (Jornalista e diretor do jornal “A Fronteira”).

Pelos maçons: Pedro Nepomuceno Pereira (irmão do cel. João Francisco Pereira de Souza), Major Mesofante Gomes (Venerável Loja Maçônica Saldanha Marinho), Lauro Bicca e Dr. Serafim Prates Garcia.

O texto citado demonstrava que nossa cidade se via envolvida em grave crise de Segurança Pública, motivada por um incidente entre católicos e livres pensadores. Como resultado, o Sub-chefe de Polícia da Região, Dr. Francisco Flores da Cunha (Cel.Chico Flores), e do Delegado de Polícia, Amyntas Maciel de Oliveira, vindo a ser nomeado o major fiscal do 1º Regimento da Brigada Militar, da cidade de Santa Maria, Juvêncio Maximiliano de Lemos, chegando à cidade no dia 4 de outubro de 1910, acompanhado de um contingente da milícia estadual.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.