Mais de 800 animais em exposição

Evento ocorre no Parque Rural, até o dia 9 de fevereiro

Iniciou, no último sábado, dia 11 de janeiro, a 36ª Expofeira de Ovinos de Verão, organizada pela Associação Rural e Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento, na pista do Parque Augusto Pereira de Carvalho. Estiveram expostos 750 fêmeas e 100 machos, com prazo de financiamento de 180 dias. As raças apresentadas foram: Merino Australiano, Merino Dohe, Ideal, Corriedale, Texel, Ile de France e Poll Dorset. No domingo, também às 19h, ocorreu o remate de rebanho geral.

Segundo o presidente do Sindicato e Associação de Rural de Sant’Ana do Livramento, Luiz Claudio Andrade, a Expofeira é uma tradição na venda de carneiros e borregos reprodutores, sendo realizada neste período, pois esta é a principal época de inseminação e encarneiramento de ovinos. “As cabanhas passam o inverno preparando os animais para essa comercialização, e quem quer adquirir, deixa pra comprar na hora que mais precisa usar”, afirmou o presidente.

Luiz Claudio, ainda finalizou agradecendo o apoio dos ovinocultores. “Ficamos satisfeitos pelo apoio dos ovinocultores, pois aumentou a qualidade dos animais ofertados neste ano. O preço de lã está bom, e o preço da carne oscila, pois tudo que produzimos é consumido. Nesse mercado sempre tem comercialização”, destacou ele.

O coordenador da Câmara Setorial dos Ovinos, José Galdino Garcia Dias, relatou que o julgamento é realizado através de uma avaliação fenotípica, pelas características raciais, qualidade de lã (ver se está dentro do padrão de raça), entre outras. “Gostaria de agradecer ao Sindicato Rural pelo convite de vir julgar este remate, posso dizer que encontrei muitos animais com qualidade na exposição. Livramento tem uma genética ovina muito boa. Há animais superiores que podem sair da cidade para qualquer exposição que serão bem classificados. Acreditamos que as vendas sejam boas, pois os produtores estão voltando a acreditar na Ovinocultura”, destacou o coordenador.

Entrevista

A Plateia: Como é realizada a seleção, até os animais chegarem ao remate?
Presidente: “Cada cabanheiro realiza uma seleção, desde que os animais são cordeiros, castrando os que não têm condições. Após, o técnico realiza uma outra seleção, que afunila mais essa escolha”.

A Plateia: Após o remate, os produtores continuam “criando”?
Presidente: Sim. Após o remate eles ainda continuam a criação.

A Plateia: Animais inseminados podem participar do remate?
Presidente: Sim. Independente de serem inseminados ou não, os animais podem participar. Se o macho trabalhou pode ser vendido, bem como a fêmea também pode vir prenha.

Programação da feira

Sábado 11/01

9h – Julgamento de admissão
10h – Julgamento de classificação
19h – Remate 2º Top Ovinos Merino Australiano, Merino Dohne, Ideal, Corriedale, Ile de France, Poll Dorset e texel

Domingo, 12/01
19h – Remate Rebanho Geral

Segunda, 13/01
19h – Remate Cabanha Artigas- Corriedale

Terça, 14/01
19h – Remate Cabanha Serra Nova e Convidados– Merino Australiano, Ideal e Corriedale
Mercotexel e IV Nacional Texel

Quinta, 16/01
Entrada dos animais e julgamento de admissão – Texel

Sexta, 17/01
9h – julgamento animais/galpão – Texel
14h – continuação do julgamento
20h – jantar dançante com show de Julio Saldanha e entrega de prêmios

Sábado, 18/01
10h – julgamento animais de campo – Texel
17h – Remate do Mercotexel e Nacional

Segunda, 20/01
19h – Remate da Cabanha São Pedro – Corriedale
27 de janeiro segunda-feira
19h – Remate Santa Úrsula – Corriedale

Segunda, 02/02
19h – Remate Santa Filomena – Corriedale

Terça, 04/02
19h – Remate Recanto da Esperança –Corriedale

Quarta, 05/02
19h – Remate Nova Aurora – Corriedale e Ideal

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.