Dia de Reis é celebrado por fiéis

Famílias desmontam presépios e enfeites natalinos

Padre Roberto Carlos, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Segundo a tradição, hoje, Dia de Reis, é a data celebrada por católicos, e seria o momento em que Jesus Cristo, recém-nascido, recebe a visita dos três Reis Magos. Em alguns países da Europa, como Portugal e Espanha, há algumas “crenças”, como deixar sapatos na janela com capim dentro, e no dia seguinte, as crianças encontrariam doces no lugar do capim, simbolizando os presentes que os magos teriam levado para Cristo, bem como o Bolo-Rei e muitos outros doces também feitos especialmente para a data.

Segundo o Padre Roberto Carlos, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, pelo que se conta, os magos visitaram e presentearam Jesus, guiados por uma estrela. “Simboliza que Cristo nasceu como Salvador de toda a humanidade, e não somente dos judeus. Os presépios são desmontados, pois encerra, com a festa dos Reis, o tempo do Natal, que iniciou no dia 24 de dezembro”, afirmou o Padre. 

 

 

Entrevista:
Fabiana Rolin costuma decorar sua casa, no período natalino, como manda a tradição. Ela contou um pouco sobre a rotina de desmontar os enfeites no dia de hoje na sua residência.

Jornal A Plateia: Por qual motivo vocês deixam para desmontar o presépio e enfeites natalinos no dia 06 de janeiro?
Fabiana Rolin – É uma tradição Católica, a de se encerrar as comemorações do Natal no dia de Reis, data em que são desmontadas as árvores e presépios.

Jornal A Plateia: Qual a importância do “Dia de Reis” para a família de vocês?
Fabiana Rolin - É uma data importante, porque lembra que o sentido principal do Natal é o de ser uma comemoração religiosa. O Dia de Reis se preservou como um dia em que, no Brasil, se lembra o sentido da adoração de Jesus e da Sagrada Família, sem a interferência comercial que envolve o Natal, em função dos presentes.

Jornal A Plateia: O que estimula a sua família a seguir essa tradição?
Fabiana Rolin - Devemos preservar nossas tradições, pois são nossas raízes preservadas, lembranças do que nossos antepassados comemoravam e, principalmente, por servirem de guia para mantermos as famílias no sentido correto, principalmente nos dias atuais, em que os parâmetros familiares e tradicionais vêm sendo destruídos por uma mídia globalizante e massificadora do pensamento.
O dia de Reis em vários locais do Brasil é uma festa importante e tradicional, com cantorias, visitas em casa, festejos. No Rio Grande do Sul, perdeu um pouco este sentido, permanecendo mais o do encerramento das comemorações do Natal, porém, principalmente, nos estados mais ao Norte, é comemoração bem programada e esperada.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.