AML é vencedora Cruza Angus no Concurso de Carcaças ABA/Marfrig

 

Abates, realizados no frigorífico Marfrig, permitiram verificar padrões das carcaças e resultados obtidos

O VI Concurso de Carcaças Angus promoção da Associação Brasileira de Angus (ABA) em parceria com o Grupo Marfrig, realizou dia 23 o abate técnico e julgamento de classificação com um total de 553 machos Angus e Cruza Angus de 14 criatórios do Rio Grande do Sul participantes do Programa Carne Angus Certificada, divididos em 24 lotes. Segundo Fábio Medeiros, subgerente da ABA – Programa Carne Angus Certificada, o número de participantes foi superior a todos os outros anos. “Tivemos a grata constatação de que a qualidade dos animais está de acordo com os conceitos da produção de valor agregado que prezamos. Ganhamos muito com esse concurso, por meio do qual aproximamos o produtor da indústria”, explica Diego Brasil, gerente de fomento do Grupo Marfrig no Rio Grande do Sul.

 

Na categoria Angus Definido, o grande campeão foi o lote do pecuarista Joaquim Francisco Bordagorry de Assumpção Melo, da Estância Santa Eulália (Pelotas). “Estou colhendo os louros de uma vida toda de seleção. Para o abate, selecionei os animais que apresentavam potencial de alta produção de carne. E esse prêmio indica que estou no caminho certo da minha produção”, disse Melo, explicando que uma seleção correta, um manejo adequado e preocupação com a sanidade são suficientes para um bom plantel.

Já na categoria Cruza Angus, o lote Grande Campeão foi do produtor José Azhaury Macedo Linhares, da estância São José (AML Agropecuária, que integra o Grupo Touros da Fronteira- Sant’Ana do Livramento – Manoel Viana), que assim como Melo, participa do programa de carnes da ABA desde seu início, em 2003. “Procuramos trazer um lote homogêneo, com um acabamento de gordura uniforme e do mesmo tamanho” – relata Marcelo Linhares, um dos titulares da empresa. Além desse prêmio, a São José também ganhou o título de Reservado Campeão na categoria Angus Definido. “Ganhar esse concurso é o resultado do nosso trabalho, uma amostragem do que vendemos e da genética que produzimos”, fala Marcelo, que já esteve em outras quatro edições do evento e que ganhou como Campeão Angus Definido no 2º concurso, em 2007. A avaliação do concurso segue a rotina normal do abate de carcaças no frigorífico. Os pontos são compilados de acordo com as características de interesse econômico avaliadas no dia a dia da indústria. João Souza, Certificador da associação, que participou de todas as edições do concurso, explica que a padronização é a grande diferenciação dos vencedores. Souza observa que a cada ano o concurso apresenta lotes mais uniformes e de melhor qualidade. “A cada edição vejo mais e mais produtores na indústria acompanhando os abates Angus”, acrescenta, referendando a importância da presença do produtor na indústria para melhor entendimento do negócio da carne. A participação de novos produtores no concurso e a superior qualidade e uniformidade dos lotes fizeram a disputa ser totalmente acirrada. Os lotes campeões tiveram peso médio de 260kg, excelente acabamento e ótima conformação. “O prêmio adicional ao valor normal para o produtor vencedor fomenta a visão da produção de carne de qualidade e coroa a dedicação do pecuarista campeão. Além de mostrar ao público produtor que é possível chegar à excelência na qualidade da carcaça”, explica Diego Brasil.

Jorge Torelly, da AML Agropecuária foi um dos produtores que acompanharam todo o processo de tipificação, abate e certificação no frigorífico. “Estar presente na indústria é a forma prática de acompanhar o que produzimos no campo. A iniciativa da associação em aproximar o produtor ao mercado consumidor, identificando o que ele quer, vem ao encontro de nossas expectativas”, explana o pecuarista, emendando que a cada ano que passa o mercado está mais exigente e o concurso segue a linha dessa exigência.

Fernando Osório

O engenheiro agrônomo Fernando Osório, presidente do Núcleo de Criadores de Angus e Brangus de Sant’Ana do Livramento, manifestou satisfação com os resultados obtidos pela AML Agropecuária no Concurso de Carcaças da ABA, em parceria com o grupo Marfrig. “Para o Núcleo Santanense de Angus e Brangus é importante que tenhamos um representante de nosso município vencendo um campeonato de tamanha importância, o que referenda nosso núcleo como um dos mais importantes e qualificados do estado do Rio Grande do Sul. Também premia o dr. Azaury, tradicional terminador de novilhos de nossa região” – afirma.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


1 Comentário

  1. tatagraciejj

    Bizarro fazer isso com animais… Barbárie total! 
    Acorda pra vida Sr. Fernando! Isso não é orgulho pra ninguém, salvo para as pessoas que lucram com essa tortura legalizada! 

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.