Coral Maturidade Ativa chega aos 15 anos com muita energia

Fundado em 1996, o coral tem em seu histórico apresentações em cidades fora do Estado e também do País

Grupo estava ensaiando na tarde de ontem na Sala Multiuso do Sesc

Um projeto que nasceu para ocupar o tempo ocioso que a maioria das pessoas da cidade lutava para preencher, foi com este objetivo que foi fundado em 1996 o coral Maturidade Ativa do Sesc. Nele, educadoras, profissionais liberais, funcionárias públicas ou mulheres com qualquer outra história de vida começaram a se encontrar com um único objetivo: continuar a viver.

“Tivemos, desde o início, o objetivo de trazer para cá pessoas que estavam em casa, sem o que fazer. Eram professoras, donas de casa, comerciárias, enfim, pessoas de todas as profissões e aposentadas. Nosso objetivo principal é a terapia que realizamos em nossos encontros, não só o canto, que nos traz alegria, mas um estímulo de vida para a pessoa que entram na terceira idade, a qual nós chamamos de melhor idade e que transformamos em maturidade ativa. Foi criado o coral, ao qual denominamos coral da Maturidade Ativa do Sesc, que tem atualmente um número aproximado de 45 membros”, destaca Ieda Campos.

O coral está sempre oferecendo gratuitamente seus trabalhos para todas as atividades que venham a acontecer em Livramento e Rivera. As portas do coral estão sempre abertas e sem qualquer custo para os interessados em participar do mesmo. “Nossas portas estão sempre abertas e sem custo algum. Nós somos convidadas a cantar em escolas, aberturas de eventos. Já fomos convidadas a participar de eventos em Santa Cruz do Sul, São Gabriel, Bagé, Bento Gonçalves, e também em Piratuba, Santa Catarina, em um festival que ocorreu naquele estado, e aqui na cidade estivemos em várias instituições. Na Câmara de Vereadores, tivemos um de nossos momentos mais emocionantes, quando entoamos o Hino Nacional, durante uma solenidade, e cantamos, inclusive, o Hino do Uruguai. Dentro do possível, se não coincidir com nenhuma outra atividade, estaremos à disposição para nos apresentarmos gratuitamente em qualquer lugar da cidade. Em nossas apresentações mais recentes, cantamos em vários galpões durante a semana farroupilha, com disposição, alegria e dedicação”, completa Ieda Campos.

Agenda lotada

Para o mês de outubro, a agenda do grupo já registra várias apresentações. Entre elas, uma apresentação que acontece no dia 30 de setembro em Rivera, com relação ao dia do Idoso, que será comemorado no país vizinho, uma apresentação na praça General Osório, no dia 3 de outubro. Na Igreja Batista está agendada uma apresentação no dia 8 e 24 de outubro, a apresentação acontece na cidade de São Gabriel. O grupo tem como tecladista a professora Maria Ieda Guedes, e professora regente, Ieda Campos.

Ensaio foi prestigiado e gravado

Presente ao ensaio do coral do Sesc que acontecia na tarde de ontem, Laura Santurion da “Oficina de AdultoMajores” de Rivera, que estava na condição de representante de Vilmar Fross, que é o diretor da oficina, destacou algumas atrações que devem acontecer durante a realização do evento, que acontece no fim de semana. “A nossa intenção é fazer com que todas as pessoas participem da atividade que vamos realizar na avenida Sarandi, entre as praças Artigas e Flores, com o intuito de comemorar o dia do Idoso. Estivemos aqui junto ao ensaio do coral do Sesc, para realizar a gravação de uma música que deve ser tocada durante o desfile do coral pelas ruas. Além disso, no local, haverá apresentações de oficinas de dança, de teatro e também de músicos e banda militar. E para o encerramento das atividades está prevista a apresentação da Orquestra Departamental, pois pretendemos terminar com a realização de um baile”, destaca Laura.

Assim como acontece aqui na cidade e lá em Rivera, existem muitas oficinas para envolver as pessoas que estão na melhor idade. Em Livramento, o ponto de encontro fica em anexo ao Centro de Referência da Mulher, no Centro da FelizIdade. Lá são desenvolvidas oficinas de artesanato e trabalhos manuais com tricô e crochê, além de atividades como ginástica, que acontecem às terças e quintas-feira.

Todo o trabalho realizado, através de oficinas, é voluntário e também sem custo para quem quer participar das atividades do Centro do Idoso. Outras informações sobre o evento que acontece na cidade de Rivera, próximo sábado, dia 1° de outubro, na edição em espanhol de hoje do jornal A Plateia em espanhol.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.